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XI Encontro Brasileiro de Hidroponia e III Simpósio Brasileiro de Hidroponia

Completando 11 anos, o Encontro Brasileiro de Hidroponia só tem motivos para comemorar

 

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Está se aproximando o dia do Encontro e Simpósio Brasileiro de Hidroponia, evento que acontecerá na praia dos ingleses, em Florianópolis (SC), de 08 a 09 de setembro.

“O maior evento de hidroponia da América Latina está completando 11 anos. Sim, 11 anos e cada um pode se orgulhar disso, pois fazemos parte desta façanha. Instituições de fomento à pesquisa e extensão, produtores, empresas, pesquisadores e universidades firmaram esta caminhada.Este evento representa a real oportunidade para o hidroponistas e atualizar de forma mais profunda na tecnologia. Os dois dias de convívio intenso com colegas, visitando estandes, assistindo palestras e interagindo com pesquisadores são momentos raros e imperdíveis. Tão raros que vêm pessoas de vários países, pois sabem que chance igual não existe mundo a fora“, orgulha-se Jorge Barcelos, pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina e organizador do evento.

Na visão dele, estando o produtor bem informado, no contexto em que atua, ele retorna para sua unidade de produção propiciando ganhos na qualidade do serviço, das estruturas, dos materiais utilizados, do manejo, da ergonomia do trabalhador e do produto final.“Pelo dito popular, “ohidroponista lava a alma”,de tanta novidade, e sai com as baterias carregadas’, brinca Jorge Barcelos.

Agregado de valor

A maior virtude do Encontro e Simpósio Brasileiro de Hidroponia tem sido integrar simultaneamente toda a cadeia do segmento. Um dos frutos marcantes dessa integração é que as empresas, inevitavelmente, criam novos produtos, ou adaptam os já existentes, em função das conversas com os produtores.

“E, certamente, mais novidade vem por aí com o decorrer dos anos, pois está ocorrendo uma interação dos pesquisadores com os produtores e empresas. Acredito que o Encontro Brasileiro de Hidroponia representa um marco mundial em termos de popularização dessa tecnologia. Para se ter uma noção, hoje temos cerca de 50 empresas do ramo patrocinando de alguma forma o evento. Se fizermos uma pesquisa com os donos e técnicos das empresas presentes, a maioria absoluta dirá que entrou no mundo da hidroponia a partir do próprio evento, direta ou indiretamente“, avalia o organizador do Encontro de Hidroponia.

Expectativa

O produtor hidropônico tem consciência de que a hidroponia é uma tecnologia de ponta e que veio para ficar. Assim, novidades surgem de um ano para o outro. “Só não vem quem não consegue mesmo, por algum forte motivo. No ano passado, em 2015, tivemos em torno de 400 participantes, e seguindo a tendência de aumento gradativo verificado ao longo dos anos, esperamos que supere este número facilmente“, prevê Jorge Barcelos.

O sucesso das edições anteriores foi tamanho que a organização do evento precisou aumentar a disponibilidade de estandes em função da procura. No total, incluindo copatrocinadores, em 2016 serão em torno de 50 empresas de diferentes áreas do ramo.

“Muitos negócios são realizados durante o evento, e outros muitos a partir do evento. Nunca foi feito um levantamento, mas garanto que é um número além do imaginável. Há empresas pedindo prazo para entregar a mercadoria“, afirmaJorge Barcelos.

Realização

Realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina e organizado pelo Laboratório de Hidroponia (LabHidro), o evento conta com a coordenação dos professores Jorge Barcelos e Pedro Furlani.

Lembrando que desde o ano 2014 os acadêmicos podem apresentar e publicar seus trabalhos científicos. Há oportunidade de publicação nos Anais do Evento (com ISSN) e de apresentação na forma de pôster.

O objetivo deste evento é compartilhar as tecnologias do sistema de cultivo hidropônico geradas por diferentes instituições para todo o segmento da cadeia produtiva. Também, promover e estimular a interação entre produtores, técnicos, empresas e instituições de ensino e pesquisa. “Venha, e aproveite! Estamos organizando cada detalhe, justamente para você. Que Deus nos abençoe!“, conclui Jorge Barcelos.

Essa matéria você encontra na edição de agosto 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

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