17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos Yoorin aposta nos tratos culturais da cafeicultura

Yoorin aposta nos tratos culturais da cafeicultura

Rafael Marangoni Montes

Msc. Departamento técnico da Yoorin Fertilizantes

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, estando nessa posição pelo menos há 18 safras, saindo de cerca de 27 milhões de sacas na safra 1990/91 para 55 milhões de sacas na safra 2016/17 (International Coffee Organization, 2017). Essa posição se deve ao aumento de área de produção e da adoção de correto manejo agronômico, principalmente devido ao uso racional de corretivos e fertilizantes.

O cultivo de café tornou-se tradicional após a introdução dessa espécie no Brasil há muitos anos, destacando-se pela boa adaptação que o café apresentou em nosso País. Por se tratar de uma cultura perene, o café, após plantado, pode ser conduzido por muitas décadas, sendo o seu correto manejo essencial para a manutenção de boa produtividade e longevidade.

Manejo

Durante o desenvolvimento da lavoura de café, o emprego de técnicas agronômicas eficientes para o controle de mato competição, pragas, doenças e de outros fatores que possam impactar na cultura são indispensáveis para garantir o potencial produtivo. Já o emprego de corretivo e fertilizantes é fundamental para proporcionar o máximo potencial produtivo das plantas.

O estudo da fertilidade e da nutrição do cafeeiro apresenta grande destaque, haja vista a grande importância do manejo nutricional para essa cultura. O emprego de correta nutrição apresenta importantes benefícios para a cultura, como o aumento ou manutenção das altas produtividades, a melhora e/ou manutenção da qualidade da bebida do café.

Fontes nutricionais

A utilização de fontes de fertilizantes diferenciados no manejo nutricional tem apresentado maiores benefícios para a nutrição da cultura, como a linha Yoorin e o Ekosil.

A linha Yoorin é a fonte de fósforo mais completa do mercado, apresentando em sua composição, além do fósforo, macro e micronutrientes, com liberação gradual dos nutrientes e capacidade de correção do pH do solo, sendo mais eficiente que as demais fontes de fósforo.

O Ekosil é o potássio natural da Yoorin fertilizantes, sendo um silicato de potássio com alta concentração de sílica e outros nutrientes, que também apresenta liberação gradual dos nutrientes e maior eficiência que as demais fontes potássicas.

Pesquisa

Pesquisa conduzida pelo Santinato & Santinato nas safras 2015/16 e 2016/17 mostram que a utilização do Ekosil em lavoura de café proporcionou aumento de produtividade, qualidade de peneira, melhora de alguns atributos químicos do solo, além de ser feita uma única aplicação por safra. O resultado é a melhora da operacionalização na propriedade, por ser um produto que tem baixas perdas de potássio por lixiviação e baixíssima salinidade.

O Ekosil também é um produto que apresenta certificação para uso na agricultura orgânica, assim como a linha Yoorin.

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes