17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Grãos Colheita de café pode ocorrer mais cedo devido ao clima

Colheita de café pode ocorrer mais cedo devido ao clima

 

Williams Ferreira

Pesquisador da Embrapa Café/EPAMIG UREZM na área de Agrometeorologia e Climatologia

williams.ferreira@embrapa.br / williams.ferreira@epamig.br

 Marcelo Ribeiro

Pesquisador da EPAMIG na área de Fitotecnia

mribeiro@epamig.br

 

 Crédito Satis
Crédito Satis

Embora o fenômeno El Niño ainda permaneça nos próximos meses, o que normalmente significa volumes de chuva acima da média na região sul do Brasil, a chuva em fevereiro poderá ficar pouco abaixo da média do mês no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no leste do Paraná.

O volume de chuvas também deverá ficar abaixo da média para a porção oriental do Estado do Tocantins, Sudoeste do Piauí, Sul do Ceará e no sertão de Pernambuco. Em Minas Gerais toda a região mais ao Sul do Estado poderá apresentar volumes de chuva pouco acima da média mensal, enquanto que a região mais ao norte deverá apresentar volumes dentro da média do período.

Temperatura em fevereiro

Com relação à temperatura, o mês de fevereiro deverá ser quente em todo o Brasil, sendo que no Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul (com exceção da mesorregião do sudeste e do sudoeste rio grandense), e São Paulo (com exceção da região de Campinas e de Ribeirão Preto) o calor deverá ser menor do que nas demais regiões brasileiras.

Em Minas Gerais o calor deverá continuar, sendo que nas regiões do Vale do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha o calor deverá ser pouco abaixo quando comparado com as demais regiões do Estado.

O café

As chuvas das últimas semanas, que têm contribuído para a granação e para a maior uniformidade dos chumbinhos nas plantas, decorrentes das diferentes floradas no ano de 2015, deverão continuar ao longo de janeiro. Maior atenção deve ser dada aos tratos culturais, pois o aparecimento de fungos é favorecido pelas atuais condições climáticas.

A pulverização, nos períodos de estiagem, e a adubação devem também ser observadas. As condições climáticas previstas para fevereiro, principalmente para Minas Gerais, deverão favorecer o enchimento de grãos, que em algumas regiões já tiveram início.

Deve-se também estar atento, pois algumas regiões iniciarão a colheita mais cedo nesse ano de bienalidade positiva.

Considerações

A análise e o prognóstico climático aqui apresentados foi elaborada com base na estatística e no histórico da ocorrência de fenômenos climáticos globais, principalmente daqueles atuantes na América do Sul. Foram consideradas ainda as informações disponibilizadas livremente pelo NOAA; Instituto Internacional de Pesquisas sobre Clima e Sociedade “” IRI; Met Office Hadley Centre; Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo “” ECMWF; Boletim Climático da Amazônia elaborado pela Divisão de Meteorologia (DIVMET) do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e com base nos dados climáticos disponibilizados pelo INMET/CPTEC-INPE.

Pelo fato do prognóstico climático fazer referência a fenômenos da natureza que apresentam características caóticas e são passíveis de mudanças drásticas, a EPAMIG e a Embrapa Café não se responsabilizam por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário possa sofrer ou vir a causar a terceiros, pelo uso indevido das informações contidas na presente matéria, sendo de total responsabilidade do usuário (leitor) o uso das informações aqui disponibilizadas.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes