Williams Ferreira
Pesquisador da Embrapa Café/EPAMIG UREZM na área de Agrometeorologia e Climatologia
williams.ferreira@embrapa.br / williams.ferreira@epamig.br
 Marcelo Ribeiro
Pesquisador da EPAMIG na área de Fitotecnia
Embora o fenômeno El Niño ainda permaneça nos próximos meses, o que normalmente significa volumes de chuva acima da média na região sul do Brasil, a chuva em fevereiro poderá ficar pouco abaixo da média do mês no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no leste do Paraná.
O volume de chuvas também deverá ficar abaixo da média para a porção oriental do Estado do Tocantins, Sudoeste do PiauÃ, Sul do Ceará e no sertão de Pernambuco. Em Minas Gerais toda a região mais ao Sul do Estado poderá apresentar volumes de chuva pouco acima da média mensal, enquanto que a região mais ao norte deverá apresentar volumes dentro da média do período.
Temperatura em fevereiro
Com relação à temperatura, o mês de fevereiro deverá ser quente em todo o Brasil, sendo que no Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul (com exceção da mesorregião do sudeste e do sudoeste rio grandense), e São Paulo (com exceção da região de Campinas e de Ribeirão Preto) o calor deverá ser menor do que nas demais regiões brasileiras.
Em Minas Gerais o calor deverá continuar, sendo que nas regiões do Vale do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha o calor deverá ser pouco abaixo quando comparado com as demais regiões do Estado.
O café
As chuvas das últimas semanas, que têm contribuÃdo para a granação e para a maior uniformidade dos chumbinhos nas plantas, decorrentes das diferentes floradas no ano de 2015, deverão continuar ao longo de janeiro. Maior atenção deve ser dada aos tratos culturais, pois o aparecimento de fungos é favorecido pelas atuais condições climáticas.
A pulverização, nos períodos de estiagem, e a adubação devem também ser observadas. As condições climáticas previstas para fevereiro, principalmente para Minas Gerais, deverão favorecer o enchimento de grãos, que em algumas regiões já tiveram início.
Deve-se também estar atento, pois algumas regiões iniciarão a colheita mais cedo nesse ano de bienalidade positiva.
Considerações
A análise e o prognóstico climático aqui apresentados foi elaborada com base na estatÃstica e no histórico da ocorrência de fenômenos climáticos globais, principalmente daqueles atuantes na América do Sul. Foram consideradas ainda as informações disponibilizadas livremente pelo NOAA; Instituto Internacional de Pesquisas sobre Clima e Sociedade “” IRI; Met Office Hadley Centre; Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo “” ECMWF; Boletim Climático da Amazônia elaborado pela Divisão de Meteorologia (DIVMET) do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e com base nos dados climáticos disponibilizados pelo INMET/CPTEC-INPE.
Pelo fato do prognóstico climático fazer referência a fenômenos da natureza que apresentam características caóticas e são passÃveis de mudanças drásticas, a EPAMIG e a Embrapa Café não se responsabilizam por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário possa sofrer ou vir a causar a terceiros, pelo uso indevido das informações contidas na presente matéria, sendo de total responsabilidade do usuário (leitor) o uso das informações aqui disponibilizadas.