O Seminário do Café, realizado em PatrocÃnio (MG) entre os dias 03 e 05 de outubro, entrou em sua 25ª edição. O evento, criado há 26 anos, sempre teve caráter técnico, com muitas palestras, e nasceu para difundir informações sobre a cafeicultura.
“Além do caráter técnico, quisemos agregar também o comercial, que é uma demanda das empresas para expor e participar do evento, com a geração de informações e negócios, além decontatos que levam mais conhecimento para o público. Durante o evento são feitos lançamentos, seja de produtos ou maquinários, inovação em manejo, pesquisa e muito mais“, relata Frederico de Queiroz Elias, presidente da Associação dos Cafeicultores da Região de PatrocÃnio (Acarpa), organizadora do Seminário.
A novidade desta edição foram os sorteios de prêmios, o que atraiu muitos cafeicultores. “Em parceria com os nossos expositores sorteamosR$ 35 mil em prêmios entre os presentes que realizaram negócios durante do evento“, conta Frederico Elias.
A Acarpa, ao realizar a 25ª edição do evento, já prepara a edição de 2018. A entidade fechou parceria com a Epamig para desenvolver um novo formato para o Seminário, com dias de campo no decorrer do evento para apresentar aos cafeicultores os experimentos que estão sendo realizados.
Público crescente
Ainda que não tenha sido contabilizado, a Acarpa garante que houve aumento de público nesta edição, o que foi confirmado pelos expositores. “Melhor do que isso é ouvir dos nossos parceiros que estão com estande recebendo seus clientes cafeicultores. Eles nos relataram que houve muito mais procura por novidades pelos cafeicultores, nesta edição. Além do Seminário, o fator positivo que contribuiu para o ânimo dos visitantes é que acabamos de ter 100mm de chuva em PatrocÃnio, o que não acontecia há 110 dias“, relata Frederico.
As empresas expositoras também aumentaram em número, com maior investimento em seus estandes, o que mostra a credibilidade do evento desde o ano passado. “Estamos muito satisfeitos com a receptividade e com o feedback que os produtores nos trouxeram“, orgulha-se Frederico Elias.
Como presidente, a proposta dele para a Acarpa é gerar valor para o cafeicultor, criar valor para o associado, gerar um melhor ambiente de negócio, conteúdo e conhecimento, além de desenvolver a produtividade dos cafezais. “Para isso vamos fazer um prêmio de produtividade, com o objetivo de propor uma engenharia reversa. Analisaremos os dados da melhor lavoura, as análises de solo, os adubos que foram usados, a parte nutricional, entenderemos o processo como um todo e multiplicaremos para os associados e para os cafeicultores que participaram do concurso“, finaliza.