Com o objetivo de abrilhantar ainda mais o cenário cafeeiro, o CBPC 2018 promete trazer várias novidades tecnológicas para o setor
Com o tema “Nosso café, melhorado desde o pé“, o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será realizado no Centro de Convenções do Hotel Dan Inn, em Franca (SP), de 23 a 26 de outubro. O evento tem por objetivo principal promover e transferir novidades tecnológicas para o setor cafeeiro, por meio da apresentação de resultados de pesquisa e inovações da cafeicultura.
A região cafeeira da Mogiana em São Paulo e áreas vizinhas no Sul e Triângulo, em Minas, constituem importantes polos cafeeiros, destacando-se pelo bom nível tecnológico nas lavouras e pela excelente qualidade dos cafés ali produzidos. A realização do Congresso nessa região faz, portanto, jus aos bons valores dessa cafeicultura.
Na programação do evento está prevista a apresentação de trabalhos de pesquisa de diversas instituições. Esses trabalhos serão publicados no livro dos Anais do 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras e também em CD. Além disso, cerca de 100 trabalhos de pesquisa serão selecionados para apresentação oral durante a realização do Congresso.
Serãorealizados, ainda, três seminários e debates.
Novidades
Na abertura do evento será promovido um debate sobre a conjuntura cafeeira, o lançamento de duas cultivares de café e, ainda, serão conferidas homenagens do mérito cafeeiro a personalidades da cafeicultura e ao colaborador da pesquisa cafeeira. No último dia de evento será realizado um Dia de Campo com demonstração de resultados de pesquisas na Fazenda Experimental da Fundação Procafé, em Franca.
O Congresso conta com a promoção da Fundação Procafé, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, da Secretaria de Estado de Agricultura de São Paulo, em especial do IAC, da Universidade de Uberaba (Uniube) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Além dessas instituições promotoras citadas, o evento contará com o apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – CeCafé, Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel – ABICS, Conselho Nacional do Café ““ CNC, e também de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão que atuam na cafeicultura, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira.
Nesta edição o Congresso contará com apoio especial da Cocapec(Cooperativas dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Franca) e da Prefeitura Municipal de Franca.