17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Grãos Por que investir em sementes de soja de alto valor?

Por que investir em sementes de soja de alto valor?

Autor

Luiz Nery Ribas
Engenheiro agrônomo, consultor e presidente do Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil)
nery@neryribas.com.br

O produtor de soja, dentre os diversos fatores de produção envolvidos, busca na implantação da cultura, no leito da semeadura, utilizar as melhores sementes e de qualidade, com alto teor de germinação e vigor. Assim, comprova-se a cada dia que uma lavoura bem estabelecida resulta em altas produtividades.

O investimento em sementes de soja de alto valor traz ao sojicultor a garantia de melhor estabelecimento, com uniformidade de estande, um arranjo espacial adequado e consequente economia e melhor aproveitamento do potencial produtivo entregue pela genética utilizada.

As sementes de alto valor trazem em seu bojo de ofertas ao produtor de soja as melhores condições de germinação e vigor, com teores garantidos de 90 a 95% de germinação e 80 a 85% de vigor em teste de tetrazólio, além de um combinado de benefícios agregados no produto, como: tratamento de semente industrial, unidade de medida por embalagem, ou seja, bags embalados com número fixo de sementes (5,5 milhões), viabilizando ao produtor adquirir somente o suficiente para sua lavoura, entrega pela empresa produtora, embarque diferenciado com temperatura ajustada, auditoria por empresa especializada, entre outros.

O desempenho no campo se diferencia e aparece nos campos implantados com estas sementes.

Obstáculos

Entre os erros mais frequentes dos produtores rurais, estão desuniformidade do plantio (estande), devido à margem de segurança usada pelo produtor (joga semente a mais, na dúvida se vai nascer e vingar); transporte da sementeira até a fazenda e armazenagem da semente até o momento do plantio (transportadores despreparados, grande tempo de exposição ao sol em altas temperaturas e locais inadequados para a semente ficar armazenada até a semeadura); tratamento de sementes on farm (na fazenda), que pode trazer danos à semente pela qualidade no manuseio e concentração dos produtos (ingredientes ativos) utilizados.

A proposta do produtor de sementes no fornecimento de sementes de alto valor consiste em evitar e reduzir drasticamente este erros, uma vez que o acompanhamento diferenciado, com a agregação dos serviços descritos acima, dará as melhores condições para que o potencial produtivo das cultivares seja explorado.

Acessibilidade

As sementes de alto valor são acessíveis ao produtor, entretanto, cada um deve saber das suas condições e realidades para a aquisição e viabilidade de uso. A semente é um ser vivo, e por isso deve ser tratada de forma diferenciada e com os cuidados que exige.

Para explorar todo o seu potencial, as condições e fatores de produção devem estar equilibrados e sintonizados com o manejo do sistema produtivo da propriedade. Ela, sozinha, não opera milagres, assim, todas as condições e fatores devem estar alinhados para que a semente expresse sua produtividade.

O custo x benefício de uma semente de alta qualidade, com altos teores de germinação e vigor (no teste de tetrazólio) se justifica e se torna barato quando o produtor é consciente, busca junto ao seu fornecedor acompanhar todas as etapas do processo de produção, transporte e armazenagem desta semente e dá a ela todas as condições vitais ao seu potencial de produção e produtividade.

Como dizia nosso grande mestre Dirceu Gassen, todo comprador tem o vendedor que merece”

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes