Autor
Givago Coutinho
Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado)
givago_agro@hotmail.com
A exigência nutricional é um dos principais fatores na produtividade do cafeeiro, assim, com o desenvolvimento de cultivares mais produtivas dos programas de melhoramento e a expansão das lavouras para solos de baixa fertilidade é essencial entender o comportamento dos nutrientes no solo e na planta a fim de evitar problemas de deficiência nutricional que possam vir a prejudicar a eficiência dos programas de adubação na cafeicultura.
Além disso, cada nutriente é responsável por determinado processo fisiológico na planta, atuando em diversas funções metabólicas e podendo alterar de forma positiva ou negativa tais processos.
Assim, entender a dinâmica dos nutrientes e sua função nos processos fisiológicos do cafeeiro auxiliam na redução dos riscos de baixa produção, evitando problemas de déficit ou excesso (toxidez) por elementos, além de propiciar uma qualidade melhor do produto final e, consequentemente, um padrão superior de bebida.
Na dose certa
O nutriente, de acordo com sua aptidão, pode desempenhar diversas funções no metabolismo da planta, determinando ou influenciando seus diversos processos vitais. Os elementos considerados essenciais para o cafeeiro são classificados em:
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.