17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Grãos Como evitar o acamamento na soja e feijão?

Como evitar o acamamento na soja e feijão?

Autores

Paulo Roberto de Camargo e Castro
Professor titular – ESALQ/USP
prcastro@usp.br
Jeisiane de Fátima Andrade
Mestranda em Agronomia – ESALQ/USP

Crédito: Shutterstock

A aplicação de TIBA (ácido 2,3,5 – triiodobenzoico) em soja afeta a translocação da auxina IAA (ácido indolilacético) de forma polar, restringindo o crescimento ao nível do meristema subapical, promovendo uma quebra parcial da dominância apical que era promovida pela alta concentração auxínica no ápice da planta.

Essa baixa mobilidade basípeta do IAA leva a uma quebra de dormência das gemas dormentes basais, promovendo maior brotamento de ramos laterais na parte inferior da planta. Isto conduz a uma modificação na arquitetura da planta, que passa de uma forma oval para uma forma cônica, afetando a distribuição de luz solar no perfil da copa.

As plantas de soja crescem mais lentamente e ficam mais baixas, com características que conferem maior tolerância ao acamamento por chuva e vento, um dos problemas que atingem a cultura em diferentes regiões do Brasil.

Esse problema se estabelece em áreas de alta fertilidade, devido a desequilíbrios nutricionais, cultivares não adaptadas à região, excesso de desenvolvimento vegetativo e outros fatores estressantes que tornam as plantas muito altas e suscetíveis à queda sob condições de chuva e vento, com efeitos negativos na colheita e na produção. Consideramos que esse acamamento tem sido um dos problemas para os produtores em nossas condições.

Controle do acamamento

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.