Autor
Paulo Roberto de Camargo e Castro
Doutor e professor titular – ESALQ/USP
prcastro@usp.br
Gabriela Romêro Campos
Graduanda em Engenharia Agronômica – ESALQ/USP
O bioestimulante obtido do extrato de alga Ascophylum nodosum foi aplicado na irrigação de Arabidopsis thaliana sob condições de salinidade. Prithiviraj, na Truro University, observou que a fertirrigação de A. thaliana com extrato de A. nodosum melhorou o desempenho da planta-teste sob condições de estresse salino.
Utilizando a técnica de micro arranjo, o autor notou que no primeiro dia 16% dos genes expressos eram fatores de transcrição e 2,2% eram reguladores de estresse biótico. Os extratos de algas estão relacionados com a repressão e expressão de genes que podem promover mudanças na síntese de proteínas e enzimas necessárias ao vigor e tolerância das plantas contra estresses.
Mostrou-se que componentes lipofílicos (LPC) da alga marrom A. nodosum aumentaram a tolerância ao frio em A. thaliana. Deste modo, investigou-se se LPC induziu mudanças no transcriptoma e metabolônica da Arabidopsis sob estresse de frio.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.