17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Grãos Gesso diminui o estresse hídrico?

Gesso diminui o estresse hídrico?

Autor

Eduardo Henrique Santos Moreira
Engenheiro agrônomo
duduipm4@hotmail.com
Crédito Shutterstock

Os períodos de veranico contribuem para a diminuição da produtividade, principalmente quando ocorrem em períodos importantes na cultura. Na soja, por exemplo, as fases de germinação, florescimento e enchimento de grãos são as mais sensíveis ao estresse hídrico.

O gesso agrícola surgiu como uma alternativa para minimizar esse problema, sendo que o fornecimento de cálcio e a sua mobilidade no perfil do solo colaboram para o crescimento radicular rumo às camadas mais profundas, o que auxilia na melhor absorção de água e nutrientes por meio do aumento da área de exploração dessas raízes.

Outra vantagem do gesso agrícola é o fornecimento de enxofre, um importante macronutriente para as plantas.

A aplicação do gesso agrícola pode ser feita juntamente com o calcário, se necessário, de preferência 60 a 90 dias antes do plantio. Essas aplicações podem ser incorporadas ou não ao solo, o que vai depender das condições do solo e da recomendação de um profissional capacitado.

Dosagem recomendada

Antes de qualquer processo, é necessário realizar uma análise de solo para verificar suas condições antes o plantio. A necessidade de gessagem se dá quando a saturação de alumínio for maior que 20% ou o teor de cálcio for menor que 0,5 cmolc dm-3 na camada de 20-40 cm. Se constatada a necessidade da utilização do gesso, o cálculo é feito pela porcentagem de argila no solo, onde: NG (Necessidade de Gessagem em kg/ha) = 50 x % argila.

Relação custo x benefício

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.