Autores
Soraya Freitas Silva
Engenheira agrônoma, pós-graduanda em Bioenergia e Grãos – IF Goiano, Campus Rio Verde soraya_freitas-agro@hotmail.com
Leandro Campos Oliveira
Biólogo, mestre em Bioenergia e Grãos – IF Goiano, Campus Rio Verde
leandro.campos@ifto.edu.br
Lucas Anjos Souza
Professor – Polo de Inovação em Bioenergia e Grãos – IF Goiano, Campus Rio Verde
lucas.anjos@ifgoiano.edu.br
Em regiões produtoras tradicionais, como São Gotardo (MG), Marilândia do Sul (PR) e Cristalina (GO), é comum encontrar produtividades de 60 toneladas por hectare no verão, enquanto cultivos de cenouras no período de inverno variam entre 80 e 90 toneladas por hectare.
Segundo dados oficiais, a média de produtividade de cenoura no Brasil gira em torno de 30 toneladas por hectare. Contudo, regiões com alto nível tecnológico alcançam produtividades bem acima desse valor, inclusive em cenouras cultivadas no verão, que é o período mais desfavorável ao cultivo dessa espécie.
Tecnologias para o inverno
No Brasil, com o uso de tecnologias é possível produzir cenoura durante o ano todo. As cultivares de verão são produtivas, porém, as cenouras híbridas de inverno têm produtividade excelente e uniforme, bem como ótimo rendimento.
A exemplo, cultivares importadas do Grupo Nantes, por serem exigentes em temperaturas amenas, são cultivadas tradicionalmente no período de outono e inverno, pois estas apresentam sensibilidade às doenças de folhagem, não sendo recomendável o seu cultivo em estação chuvosa e quente.
Alto potencial produtivo
A qualidade das sementes é determinada por fatores genéticos, físicos, fisiológicos e sanitários, os quais são avaliados para identificação de lotes de sementes com qualidade superior.
O investimento em sementes de alto potencial produtivo pode permitir uma máxima germinação em menor tempo possível, além de estar relacionado com a uniformidade do estande e estabelecimento das plântulas no campo e, portanto, garantindo alta produtividade ao produtor.
Importância dos híbridos
Um bom híbrido é um dos componentes da tecnologia de produção, dentre tantas outras que contribuem para a alta produtividade das lavouras de cenoura. No entanto, é necessário atenção quanto às inúmeras tecnologias que devem ser aliadas ao híbrido, o que resulta em um pacote tecnológico que contribui para que a produtividade seja muito acima da média.
Os híbridos constituem materiais diferenciados, que respondem unicamente diante de condições favoráveis de cultivo, do contrário, não constituem vantagem competitiva em relação às demais cultivares.
Vantagens
As cultivares híbridas de inverno, por serem semeadas em estações mais frias, não apresentam florescimento precoce, o que pode comprometer o desempenho da cultura no campo. A temperatura ideal para produção da cenoura é 10 a 15º C, consideradas ideais para a boa formação das raízes. Temperaturas superiores para cenoura de inverno afetam a produção.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.