17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos A contribuição dos organominerais para a produtividade e sustentabilidade

A contribuição dos organominerais para a produtividade e sustentabilidade

 

Erik Romão

Representante técnico de vendas da Vitória Fertilizantes

Crédito Claudinei Kappes
Crédito Claudinei Kappes

A produção agrícola moderna se preocupa com o desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental. Por isso, soluções que ofereçam menor impacto no ambiente e melhor custo-benefício são valorizadas por produtores de todos os portes.

Os fertilizantes organominerais aliam as vantagens dos fertilizantes minerais com o equilíbrio, a riqueza química e biológica dos compostos orgânicos, reduzindo impactos ambientais que poderiam ser causados por uma má destinação de resíduos orgânicos, otimizando também o uso dos nutrientes pelas plantas e melhorando as características do solo, fatores indispensáveis para quem busca produção, manejo e desenvolvimento agrícola sustentáveis.

A utilização da matéria orgânica permite a racionalização do adubo mineral, promovendo aumento da capacidade de troca catiônica (CTC) do solo. Como resultado, há a redução das perdas por lixiviação, fixação e volatilização, deixando uma quantidade maior de nutrientes disponíveis para as plantas e, consequentemente, elevando a produtividade. Esses são alguns motivos que incentivam os produtores a aderirem cada dia mais ao uso dos organominerais em seus cultivos.

Solução

O Vitfértil Organomineral possui grande potencial agrícola e pode ser usado em culturas anuais, como as de grande valor agregado, a exemplo das commodities milho, soja e feijão; perenes de grande relevância, como café e pastagens; além do uso consagrado na olericultura, que promove ganhos de produtividade e no produto final.

O Vitfértil Organomineral também apresenta características físicas, químicas e biológicas benéficas, que fornecem matéria orgânica e minerais ao solo, melhoram sua fertilidade, estrutura, aeração e contribuem para a retenção de água. Por isso, ele é recomendado para todos os cultivos.

Essa matéria você encontra na edição de janeiro 2018 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes