17.5 C
Nova Iorque
terça-feira, maio 14, 2024
Início Revistas Hortifrúti Abacate: Condução do plantio à colheita

Abacate: Condução do plantio à colheita

Autores

Yanco Luan Lopes Ribeiro
yanco_luan@hotmail.com
Marcelo Fernando Pimenta
marcelofpimenta@outlook.com
Graduandos em Agronomia – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – Ourinhos/SP (UNIFIO)
Bruno Henrique Gonçalves Leite
bruno_lleite@hotmail.com
Aline Mendes de Sousa Gouveia
alinemendesgouveia@gmail.com
Engenheiros agrônomos, doutores em Agronomia/Horticultura e professores – UNIFIO
Créditos Shutterstock

O potencial produtivo da cultura do abacate cresceu e ainda cresce, batendo recordes a cada safra. Um dos motivos para tamanha expansão é o aumento no consumo devido às propriedades nutricionais cientificamente comprovada.

Atualmente, a cultura tem uma produtividade que varia de 15 a 25 toneladas por hectare, dependendo do manejo, condução, variedade cultivada e condições edafoclimáticas da região de cultivo.

Importância

A produção mundial de abacates é de 3,81 milhões de toneladas, plantados em uma área de 301 mil hectares. No Brasil, há 10 mil hectares plantados, com uma produção de 213 mil toneladas, mostrando ser o País com a maior média em produtividade – em torno de 21,3 toneladas por hectare/ano.

Um fato importante ocorrido em 2017 no Brasil foi a produção de 213 mil toneladas de frutos de abacate, sendo boa parte comercializada internamente (97,9%). No entanto, o País exportou para vários países, nos cinco continentes, um total de 4,5 mil toneladas, gerando 5,3 milhões de dólares.

O continente europeu foi o principal destino das exportações brasileiras dos frutos de abacate, atingindo o volume de 4,4 mil toneladas, representando 99,1% do total, com renda de 5,19 milhões dólares (FAO, 2020).

Demanda

A maior demanda vem do consumo interno do produto no Brasil. O consumo per capita no ano de 2010 era de 300 gramas por habitante/ano. Por meio de trabalhos de pesquisa realizados pela ABPA (Associação Brasileira dos Produtores de Abacate) e universidades do País, o consumo per capita em 2019 foi de 900 gramas por pessoa (CEAGESP-SP, 2019).

Regiões produtoras

Os principais Estados produtores no Brasil são: 1° São Paulo; 2° Minas Gerais e 3° Paraná. No ano de 2018, São Paulo possuía 799 mil pés em produção, e foram implantados mais 232 mil pés, totalizando 4,5 mil hectares com produção de 104 mil toneladas.

Minas Gerais, segundo maior produtor, apresentou uma área de 2,9 mil hectares, com produção de 52,3 mil toneladas, seguido do Paraná, com um mil hectare plantado e produção de 19 mil toneladas.

Espécies

O abacate (Persea americana Miller) é uma frutífera da família Lauraceae, originária do continente americano, com centros de origem no México e na Guatemala. Por ter sua origem em regiões de clima tropical e subtropical, o abacateiro apresenta três raças, sendo elas: mexicana (Persea americana var. drymifolia); antilhana (P. americana var. americana); e guatemalteca (P. nubigena var. guatemalensis), que dão origem aos híbridos cultivados no Brasil.

Manejo

A propagação do abacateiro ocorre por meio de mudas enxertadas (enxertia do tipo garfagem no topo em fenda cheia, usualmente em porta-enxertos da raça antilhana), pois estas começam a produzir a partir de três anos após transplantadas.

Para pomares instalados em regiões de clima frio (sujeitas a geadas), é recomendável a formação das mudas em porta-enxertos mexicanos ou guatemalenses. Ponto importante é a aquisição das mudas de plantio em viveiros idôneos registrados no MAPA, que garantem e atestam a qualidade e sanidade (livre de patógenos). 

Na implantação da cultura, o direcionamento do plantio é um quesito fundamental. Pomares de abacate devem ser plantados no sentido leste a oeste, pois receberam maior incidência de raios solares.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.