Renato Passos Brandão
Gerente Especialista em Nutrição Vegetal
Raphael Bianco Roxo Rodrigues
Gerente Técnico São Paulo e Sul de Minas
O fósforo é um dos nutrientes mais limitantes nos sistemas de produção agrícolas em regiões tropicais. A eficiência da adubação fosfatada é relativamente baixa devido às reações do fósforo no solo denominada de fixação.
O teor de fósforo total nos solos tropicais é relativamente grande, situando-se entre 200 e 3.000 mg de fósforo por kg de solo, ou seja, equivalente a 400 a 6.000 kg/ha de P2O5 total. Entretanto, o teor de fósforo disponível nos solos é muito baixo, sendo quase sempre limitante ao crescimento das culturas (Moreira; Siqueira, 2006).
A difusão é o principal mecanismo de transporte do fósforo às raízes da cana-de-açúcar, sendo absorvido na forma iônica de fosfato (H2PO4–). A absorção do fósforo pela cana é um processo ativo que ocorre contra um forte gradiente de concentração. O citoplasma possui concentração de fósforo muitas vezes maior que a solução do solo.
Disponibilidade do fósforo a cana-de-açúcar
A disponibilidade do fósforo à cana-de-açúcar é reduzida pela retenção do nutriente nos solos e é conhecida como “fixação“. Cerca de 75% do fósforo aplicado nos solos são perdidos ou ficam retidos nas partículas minerais, contribuindo para o seu acúmulo nos solos cultivados.
Se a quantidade de fósforo acumulado nos solos agrícolas pudesse ser disponibilizada às plantas, seria suficiente para sustentar a produção agrícola mundial por cerca de 100 anos (Moreira; Siqueira, 2006).
Várias propriedades do solo afetam a fixação do fósforo. As mais importantes são o pH, textura, tipo e quantidade de coloides minerais de argila e orgânicos e a quantidade de outros ânions que podem competir com o Ãon fosfato pelos sÃtios de adsorção, como, por exemplo, sulfato e silicatos.