Autores
Daniel Dalvan do Nascimento
dalvan.nascimento@unesp.br
Engenheiro Agrônomo e doutorando em Agronomia (Entomologia Agrícola) – Unesp/FCAV – Jaboticabal.
Julio César Antunes Ferreira
julio.cesar.antunes@homail.com
Ana Paula Mendes Lopes
anna_apml@hotmail.com
Engenheiros agrônomos e doutorandos em Agronomia/Proteção de Plantas – Unesp/FCA – Botucatu
Nematoides são vermes, em sua maioria, de tamanho microscópio e corpo filiforme, que podem causar danos em animais e plantas. Geralmente vivem em ambientes com umidade, pois tal característica garante a sobrevivência dos mesmos.
Alguns se alimentam de fungos e bactérias, enquanto os fitonematoides (nematoides parasitos de plantas) sobrevivem em raízes, rizomas, tubérculos, podendo ainda parasitar órgãos aéreos das plantas. São classificados como parasitas obrigatórios, ou seja, não sobrevivem sem o hospedeiro vivo.
Prejuízos causados pelos nematoides
Os nematoides podem causam prejuízos estimados em R$ 35 bilhões por ano para o agronegócio brasileiro. Na cultura da soja estima-se que R$ 16,2 milhões da produção é perdida devido ao ataque desses patógenos.
A prevenção da entrada de nematoides nos campos agrícolas está entre as medidas mais importantes em relação aos nematoides que parasitam plantas, de forma que após a identificação da ocorrência destes patógenos a erradicação é praticamente impossível.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.