Autores
Elaine Galvão
Mestre e representante de vendas Acadian
Lilian Saldanha Lima
Doutora e gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado da Acadian
O extrato de algas marinhas, especialmente de Ascophyllum nodosum L., tem sido muito estudado por ser uma tecnologia sustentável, segura e por resultar em grandes benefícios para a agricultura. Inúmeras pesquisas revelam a ampla variedade e benefícios proporcionados pelo uso do extrato de Ascophyllum nodosum da Acadian, como aumento de teores de clorofila, do crescimento e produtividade, melhor estabelecimento inicial das plantas, maior resistência a estresse ambiental (como seca, salinidade e alta temperatura) e prolongamento da qualidade pós-colheita, inclusive de uvas de mesa.
A Acadian Seaplants, empresa Canadense fundada em 1981, é líder mundial no processamento de algas marinhas no mundo. Há 38 anos a empresa mantém o compromisso com a sustentabilidade e foco em ciência e tecnologia de alto nível.
Em Halifax NS localiza-se a fábrica de extração e processamento do extrato de algas Acadian®, um produto 100% puro Ascophyllum nodosum L., orgânico e de ampla utilização na agricultura.
Resultados do Acadian em uva de mesa
O uso de Ascophyllum nodosum na agricultura moderna é amplamente reconhecido e usado por agricultores e pesquisadores como uma fonte bioativadora natural, e que traz inúmeros benefícios à agricultura, tais como: potencializar o desenvolvimento da planta, atuando na formação e desenvolvimento das raízes, uniformizar o crescimento e estabelecimento das plantas, melhorando absorção de nutrientes, formando frutos maiores e mais uniformes, aumentar a produtividade e qualidade de colheita e pós-colheita, e mais recentemente o uso das algas vem sendo empregado intensamente no aumento da resistência a estresses, seja por altas temperaturas, seca ou salinidade, como ocorre na região do Submédio do Vale do São Francisco.
O uso de bioativadores na agricultura, à base de Ascophyllum nodosum, proporciona estratégias de melhoria na performance da planta, como observado no ensaio realizado em Petrolina (PE) com mudas de uva de mesa instaladas em campo, em que parte da área recebeu aplicações constantes de Acadian® (Tabela 1) durante o desenvolvimento (Tabela 1; Fig 1) e outra parte não, servindo de controle absoluto.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.