Autores
Luís Paulo Benetti Mantoan
Doutor em Ciências Biológicas/Botânica – ESALQ/USP
luismantoan@gmail.com
Carla Verônica Corrêa
Doutora em Engenharia Agronômica – ESALQ/USP
cvcorrea1509@gmail.com
As folhas apresentam importância fundamental em muitos processos fisiológicos. O principal e mais conhecido papel das folhas é a realização do processo da fotossíntese, a qual é responsável pela síntese de açúcares que atuam como fonte energética e de carbono estrutural para o crescimento. O formato achatado da maioria das folhas, combinado com a ampla distribuição da clorofila, fazem deste órgão o mais capacitado para a captura da luz solar e realização da fotossíntese.
Além da importância fotossintética, as folhas também apresentam importância para a fixação do nitrogênio e do enxofre, pois estes elementos, ao serem absorvidos pelas raízes na forma de nitrato e sulfato, são transportados para as folhas, onde ocorre a assimilação destes na forma de aminoácidos, os quais são utilizados para a síntese de proteínas.
Sendo assim, a manutenção das folhas de uma planta é imprescindível para o desenvolvimento, crescimento e produtividade de uma cultura.
Limitações
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.