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segunda-feira, maio 13, 2024
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Avocado – A fruta mais nutritiva da natureza

O avocado é uma variedade do abacate originada na Califórnia. Encontrado predominantemente no tipo Hass, ele se diferencia por ter casca dura, menos água e ser rico em óleo

Mudas de Avocado - Crédito Rodrigo Anholeto
Mudas de Avocado – Crédito Rodrigo Anholeto

Bruscheta de  Avocado -Crédito Rodrigo Anholeto
Bruscheta de Avocado -Crédito Rodrigo Anholeto

Salada de Avocado ao molho gorgonzola - Crédito Rodrigo Anholeto
Salada de Avocado ao molho gorgonzola – Crédito Rodrigo Anholeto

Smoothie de Avocado - Crédito Gisele Tesser
Smoothie de Avocado – Crédito Gisele Tesser

 

Enxerto de Avocado - Crédito Rodrigo Anholeto
Enxerto de Avocado – Crédito Rodrigo Anholeto

Com forte demanda no exterior, o avocado é considerado a fruta mais nutritiva da natureza: indicado na maioria das dietas, é rico em vitaminas antioxidantes como A, C e E, e contém três vezes mais vitamina B6 que uma porção de banana. Oferece 14 minerais e 11 vitaminas, além de conter 10% menos calorias que o abacate comum consumido no Brasil. Fonte de fibras, poderoso antioxidante e auxiliar na prevenção de diversas doenças, o avocado ainda é pouco conhecido entre os brasileiros.

A fruta chegou ao Brasil em 1975, quando o engenheiro agrônomo Paulo Roberto Leite de Carvalho começou a cultivar diversas variedades de abacate e iniciou as atividades da Jaguacy Brasil em Bauru, no interior de São Paulo. Hoje, a empresa é especializada na produção, no fornecimento e na exportação do avocado. A Jaguacy vende cerca de quatro mil toneladas da fruta por ano e detém, junto com seus parceiros, 85% do mercado nacional.

Apenas 10% da produção da empresa são voltados para o mercado interno, que exporta o avocado para mais de 20 países e concorre com gigantes da área, como Peru e África do Sul. Os diferenciais da Jaguacy Brasil são o forte investimento em alta tecnologia e a certificação de seus produtos, e, por isso, a empresa tem posição de grande destaque no mercado.

O empresário conta que seu produto é bem aceito devido às boas práticas de produção, certificadas por Tesco e Globalgap, estando, agora, em fase de aprovação o BRC. “No mercado interno, o consumo tem evoluído ano a ano. Desde 2011, o investimento em ações mercadológicas, como divulgação do fruto e conscientização nutricional do avocado, tem ajudado a impulsionar o consumo“, confirma.

A produção

A maior parte da produção está centralizada na cidade de Bauru (SP), mas também existem pomares no noroeste do estado de São Paulo, norte do Paraná e sul de Minas Gerais.

Paulo Carvalho diz que a fruta exige um manejo diferenciado. “O pomar deve ser podado adequadamente para ventilar e ensolarar a parte central (miolo) da planta. Também é preciso fazer o manejo adequado de fungicidas e o combate às pragas, com o objetivo de possibilitar que o fruto não tenha defeitos na casca, e, consequentemente, não haja a depreciação do fruto“, ensina.

Quanto à nutrição, as normas aplicadas são as mesmas de um pomar bem conduzido.

Essa matéria completa você encontra na edição de Junho da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Faça sua assinatura agora.Capa HF Junho

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