Renato Passos Brandão
Gerente Especialista em Nutrição Vegetal
Luiz Marin
Gerente de Produtos Biofertilizantes
Raphael Bianco Roxo Rodrigues
Gerente Técnico de São Paulo e Sul de Minas
O Brasil é o maior produtor mundial no setor sucroalcooleiro. A estimativa de produção de cana para a safra 2017/18 é de 625,96 milhões de toneladas (Conab, 2018). A produtividade da cana-de-açúcar está prevista para 72 t/ha. É considerada relativamente baixa em comparação ao potencial genético das atuais variedades de cana.
Um dos fatores que vem contribuindo para a baixa produtividade da cana são as condições climáticas desfavoráveis nas últimas safras ““ veranicos ““ que estão ocorrendo com mais frequência e intensidade.
Com o intuito de minimizar os efeitos prejudiciais dos veranicos e outros fatores abióticos que possam prejudicar o desenvolvimento da cana, o Grupo Vittia instalou um experimento para a avaliação do Bioamino® Extra aplicado via foliar em cana-soca.
O experimento foi instalado em cana-soca – variedade IAC SP95-5000 ““ 3º corte em um ambiente de produção classificado como B. O Bioamino® Extra foi aplicado via foliar na cana-soca em 05 de dezembro de 2017 ““ antes do fechamento do canavial ““ em um volume de calda de pulverização de 200 L/ha. A colheita da cana-soca ocorreu em 03 de agosto de 2018.
O experimento foi constituÃdo por 04 doses do Bioamino® Extra ““ 0, 1, 2 e 3 L/ha com quatro repetições. As parcelas foram constituÃdas por cinco linhas de cana-de-açúcar com 10 m de comprimento e espaçadas 1,5 m entre si, totalizando 75 m2. A área útil foi constituÃda pelas três linhas centrais, descartando um metro nas extremidades, totalizando 36 m2.
Resultados
Bioamino® Extra proporcionou aumento expressivo na produtividade da cana-soca (Figura 1). O maior incremento na produtividade da cana-soca ““ 8,89 t/ha ““ ocorreu com a menor dose do Bioamino® Extra ““ 1 L/ha. Entretanto, a dose de 02 L/ha do Bioamino® Extra também proporcionou um aumento significativo na produtividade da cana-soca, com um incremento de 13,92 t/ha de colmos.
Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.