Autores
Arnon Higor Leitão
Graduando em Engenharia Agronômica – Centro Universitário Sudoeste Paulista (UNIFSP)
arnonhigorleitao2@gmail.com
Bruno Novaes Menezes Martins
Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia/Horticultura – FCA/UNESP e professor – UNIFSP
brunonovaes17@hotmail.com
Letícia Galhardo Jorge
Bióloga e mestranda em Botânica – IBB/UNESP
leticia_1307@hotmail.com
Os sintomas de deficiência do boro (B) ocorrem inicialmente nas folhas mais novas da batata, tornando-se pequenas, com ou sem clorose irregular, deformadas, mais grossas e quebradiças. Tais deficiências podem ocorrer mesmo em lavouras adubadas com este nutriente devido à baixa redistribuição na planta (baixa mobilidade no floema das plantas). Por isso, os sintomas de deficiência se manifestam nos pontos de crescimento, áreas de diferenciação e órgãos com maior expansão celular.
Sintomas de deficiência de boro |
Inibição do crescimento da parte aérea e das raízes e até morte das gemas terminais; |
Encurtamento dos internódios; |
Folhas novas cloróticas; |
Clorose das folhas pode progredir de uma coloração amarelada para castanha e para castanho-escuro avermelhada; |
Tubérculos com os anéis dos feixes vasculares de coloração castanho, principalmente próximo ao hilo; |
Aparecimento de rachadura na casca; |
Parte interna necrosada. |
Nestas condições, é aconselhável a realização de adubações foliares com o boro, sendo caracterizado como uma importante ferramenta para correção de eventuais sintomas visuais de deficiências do elemento.
Recomendações
A curto prazo, o boro foliar é mais indicado que via solo devido à resposta ser imediata e, consequentemente, as deficiências podem ser corrigidas no mesmo ciclo da cultura. Dentre as formulações usadas no Brasil, destacam-se o bórax (11%) e o ácido bórico (17%).
Quando aplicado via solo, o boro apresenta uma boa taxa de absorção em pH entre 5,5 e 7,0. Grande parte do boro total do solo está presa à matéria orgânica, sendo liberada após mineralização para solução do solo, e a partir daí uma parte pode novamente ser absorvida pelas raízes das plantas e outra perdida por lixiviação. Além disso, o boro favorece a absorção e o transporte do Ca.
O boro é um micronutriente aniônico e está presente no grupo de nutrientes que são importantes na armazenagem de energia ou na integridade estrutural dos vegetais. O elemento está relacionado a muitos processos fisiológicos da planta, tais como: transporte de açúcares através das membranas, síntese da parede celular, lignificação, estrutura da parede celular, metabolismo de carboidratos, metabolismo de RNA, respiração, metabolismo de AIA, metabolismo fenólico, metabolismo de ascorbato, síntese da parede celular, divisão celular e integridade da membrana plasmática.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.