17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Grãos Cenário brasileiro sobre as doenças do algodoeiro

Cenário brasileiro sobre as doenças do algodoeiro

Autor

Letícia Ane Sizuki Nociti Dezem
Doutora em Produção Vegetal e professora da FEB e FAFRAM
leticianociti@gmail.com

Crédito: Ademir Torchetti

A murcha de fusarium, ou fusariose, tem como agente causal o fungo Fusarium oxysporum f. sp. vasinfectum. Esta doença foi constatada pela primeira vez na região nordeste, ocorrendo com maior ou menor incidência na maioria dos Estados desta região. Atualmente, sua ocorrência se constitui em uma ameaça a todas as regiões produtoras de algodão do Brasil.

Esse fungo pode ser transportado tanto internamente como externamente pela semente, e a sua transmissibilidade via sementes é da ordem de 0,6%. O patógeno localizado no sistema vascular da planta atinge a casca do caule, indo até o pedúnculo da maçã, penetrando no seu interior e infectando as sementes.

Essa doença, além de causar queda acentuada na produção, pode afetar a qualidade ou características tecnológicas da fibra, como comprimento, uniformidade, finura, resistência, além do peso de 100 sementes e do capulho.

Sintomas

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.