Autor
Letícia Ane Sizuki Nociti Dezem
Doutora em Produção Vegetal e professora da FEB e FAFRAM
leticianociti@gmail.com
A murcha de fusarium, ou fusariose, tem como agente causal o fungo Fusarium oxysporum f. sp. vasinfectum. Esta doença foi constatada pela primeira vez na região nordeste, ocorrendo com maior ou menor incidência na maioria dos Estados desta região. Atualmente, sua ocorrência se constitui em uma ameaça a todas as regiões produtoras de algodão do Brasil.
Esse fungo pode ser transportado tanto internamente como externamente pela semente, e a sua transmissibilidade via sementes é da ordem de 0,6%. O patógeno localizado no sistema vascular da planta atinge a casca do caule, indo até o pedúnculo da maçã, penetrando no seu interior e infectando as sementes.
Essa doença, além de causar queda acentuada na produção, pode afetar a qualidade ou características tecnológicas da fibra, como comprimento, uniformidade, finura, resistência, além do peso de 100 sementes e do capulho.
Sintomas
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.