Jeferson Rodrigo Jacinto
Administrador Black Bridge Gado Holandês, técnico em Agropecuária, pós-graduado em Administração e MBA em Agronegócio
A Produção de Leite em Cama de Compostagem ou Compost Barn pode maximizar o conforto animal, que é de grande importância para uma produção eficiente, tanto neste como em qualquer outro sistema. E ganhos extrasem saúde, reprodução e produção podem ser atingidos.
Por meio de nossa experiência no rebanho leiteiro da Black Bridge Gado Holandês em Piracicaba (SP),que optoupor este tipo de instalação desde março de 2012, apontaremos os principais desafios e práticas de manejo de suma importância para atingir o sucesso neste novo sistema intensivo de produção de leite.
Primeiro, precisamos compreender o básico do processo de compostagem, que se baseiana decomposição da material orgânica por microrganismos e produção de dióxido de carbono, umidade e calor. O esterco e a urina produzidos pelas vacas fornecem os nutrientes essenciais para a compostagem:carbono, nitrogênio, umidade, e microrganismos.
É um processo aeróbico, e assim sendo o oxigênio fornecido por uma aeração adequada é de suma importância para o sucesso do processo. O bom funcionamento da massa de cama composta está diretamente relacionadoà manutenção de um equilíbrio adequado entre: oxigênio, umidade, temperatura, quantidade de matéria orgânica, tamanho e atividade da população de microrganismos.
Além disso, para cada situação há uma lotação de animais (vacas/m²)adequada ao microclima da região que deve ser respeitada para a boa continuidade do processo.