17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Grãos Conab libera venda de milho para produtores rurais de pequeno porte do...

Conab libera venda de milho para produtores rurais de pequeno porte do Nordeste

Lavoura de milho intercalada com braquiária ruziziensis - CréditoGessíCecon
CréditoGessíCecon

O senador Cidinho Santos participou do anúncio oficial da liberação da venda de milho dos estoques governamentais para produtores rurais de pequeno porte da região Nordeste na manhã desta quarta-feira, 15. A cerimônia no Palácio do Planalto contou com a presença do presidente Michel Temer, dos ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e da Fazenda, Henrique Meirelles, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Marcelo Bezerra, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, parlamentares e representantes do agronegócio.

Atingida pela seca, a região Nordeste sofre com o desabastecimento de milho para a criação aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos. A intenção inicial era disponibilizar 140 mil toneladas de milho dos estoques públicos, mas o presidente Michel Temer anunciou a autorização para mais 60 mil toneladas, totalizando 200 mil para o Nordeste e a liberação de outras 50 mil toneladas para o restante do país. A previsão da Conab é encerrar 2017 com 15 milhões de toneladas de milho em estoque.

“No Mato Grosso, a Conab tem à disposição 500 mil toneladas de milho e desse volume serão retiradas 200 mil toneladas para atender o Nordeste. A excelente produção do nosso Estado vai ajudar a minorar os efeitos da seca e terá um impacto importante nossa economia“, comemorou o senador Cidinho.

Temer afirmou que o Governo Federal está ao lado dos mais pobres e que a intenção é oferecer subsídio sem excesso de burocracia. O presidente ainda citou outros avanços que estão em discussão com o Congresso Nacional, como as reformas do ensino médio, a trabalhista e a da Previdência. “Estamos preparando o país para o futuro“, disse.

Em 2016, o programa Vendas em Balcão da Conab atendeu 25,3 mil pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte de todo o Brasil com mais de 165 mil toneladas de milho. No Nordeste, foram vendidas 91,2 mil toneladas para 15,5 mil pequenos criadores e agroindústrias.

Como participar

Os interessados em participar do programa precisam se registrar previamente no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, disponível no site da Conab. O produtor precisa também se dirigir a uma unidade da Conab levando cópia do RG e do CPF, além de comprovantes de identificação, de endereço, de qualificação de suas atividades e de escala de produção/consumo.

Para os criadores de bovinos, é necessária também a apresentação de comprovante de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. São aceitos documentos de outros órgãos de extensão rural ou das entidades de classe. A Conab informa que o pagamento do produto é realizado à vista, via Guia de Recolhimento da União (GRU).

Com informações da Agência Brasil

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes