Cristiano Limberger
Engenheiro agrônomo e diretor da Spark
As perdas causadas por ferrugem à produção da soja em condições mais severas podem chegar a níveis acima de 70%. Entre os danos estão a desfolha generalizada que vai resultar na má formação dos grãos/vagens e consequente perda de produtividade.
Condições para ocorrência da ferrugem
A presença generalizada do fungo nas principais regiões produtoras do País é uma das condições mais favoráveis para a ocorrência da ferrugem, assim como o cultivo de soja no inverno, ou seja, presença do inóculo ao longo de todo o ano, entrando um novo ciclo já com o patógeno presente. Umidade relativa do ar elevada, temperaturas amenas e longos períodos chuvosos também favorecem a doença.
Prevenção
O plantio de sementes certificadas, rotação com milho no plantio de verão, cultivo de variedades com ciclo mais curto, não cultivar soja durante o vazio sanitário, plantio de variedades menos suscetÃveis ao patógeno, antecipação da primeira aplicação no período vegetativo e utilização de fungicidas protetores/multissÃtio são eficientes medidas preventivas.
Os fungicidas protetores
Os fungicidas protetores ou multissÃtios atuam de maneira diferenciada, impedindo a entrada do patógeno nas plantas (barreira quÃmica) e controlando o fungo em mais de um local (diferentes processos metabólicos do fungo).
Além do controle da ferrugem asiática, os protetores potencializam o funcionamento dos fungicidas parceiros (sistêmicos) e auxiliam no controle de outras doenças (antracnose, DFC´s e mancha-alvo).O uso desses produtos tem crescido devido ao seu modo de ação diferenciado, alta eficácia no controle da doença e custo-benefÃcio favorável.
Recomendações
Os fungicidas protetores devem ser utilizados em todas as aplicações, sempre em conjunto com um produto sistêmico específico para ferrugem asiática.
O custo de uma aplicação do fungicida protetor/multissÃtio fica em torno de R$ 30,00 a R$ 50,00.Assim, o custo de três aplicações com protetores vai representar aproximadamente o valor equivalente a 1,5a duassacas de soja por hectare. Considerando uma produtividade média de 60 sacas por hectare e a garantia que o tratamento oferece, o custo fica totalmente justificado e com retorno garantido.
Na óptica da representatividade em relação ao total com defensivos agrícolas, os protetores utilizados nas três aplicações representam 15% do desembolso total.Rapidamente avaliando o risco de perdas versus o custo, constata-se a atratividade do investimento.