17.5 C
Nova Iorque
domingo, maio 19, 2024
Início Revistas Grãos Da cafeicultura irrigada para a fertirrigada

Da cafeicultura irrigada para a fertirrigada

Autor

Ricardo Rodrigues Teixeira
Engenheiro agrônomo, doutor em Fisiologia Pós-colheita e consultor nas áreas de nutrição e fisiologia vegetal ricardotx@terra.com.br
Crédito: Marcos Pimenta

O uso da irrigação em lavouras de café é uma realidade em várias regiões produtoras, inclusive naquelas onde o índice pluviométrico é suficiente para atingir a necessidade do cafeeiro, como o Sul de Minas, a Alta Mogiana e o Espírito Santo. Apesar da quantidade de chuva por ano ser adequada nessas regiões, a sua distribuição desuniforme vem comprometendo a produtividade ano após ano.

Em conjunto com outras tecnologias, a irrigação proporcionou aumentos significativos de produtividade, superando médias acima de 60 sacas beneficiadas por hectare, que equivalem a 2,5 vezes a média nacional.

A utilização da irrigação foi um avanço importante para a cafeicultura brasileira, porém, outros avanços devem acontecer, sendo que o manejo do uso da água é ponto fundamental para que a atividade tenha sustentabilidade.

Com o manejo correto da água na irrigação, é possível utilizar a mesma como veículo para aplicação de uma série de produtos – a chamada quimigação, termo que começou a ser utilizado nos Estados Unidos na década de 70.

A expansão do uso da quimigação gerou outros termos como herbigação, fungigação, insetigação e nematigação, que são ligados ao uso de defensivos agrícolas e fertirrigação, essa última relacionada ao uso de fertilizantes e outras substâncias que tenham efeito fisiológico e possam interferir na nutrição das plantas, como ácidos orgânicos, aminoácidos, extratos de algas e extrato de plantas, por exemplo.

O uso de defensivos agrícolas via água de irrigação está amparado em informações geradas pela pesquisa de órgãos oficiais e, em especial, pelas diversas empresas que atuam neste segmento e proporcionam ganhos de eficiência e rentabilidade para o cafeicultor.

Já a utilização de fertilizantes via água de irrigação ou fertirrigação tem muito a ser estudada e melhorada, já que em muitas regiões ainda não gera benefícios ao cafeicultor.

Meios

A fertirrigação pode ser realizada por meio dos dois sistemas de irrigação utilizados no cafeeiro, que são: irrigação em área total e irrigação localizada. Maior eficiência se dá onde a mesma é localizada, especialmente na modalidade denominada gotejamento.

É importante saber que a fertirrigação é a técnica de aplicação de fertilizantes e outros componentes ligados à nutrição vegetal, utilizando a água de irrigação e promovendo um ambiente adequado para absorção. Este ambiente adequado é localizado no chamado bulbo úmido ou bulbo molhado, que somente será adequado com o manejo correto da água (qualidade e quantidade utilizada) e com o uso de produtos que mantenham as condições próximas ao ideal para o crescimento e desenvolvimento das raízes.

Cuidados

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.