Autores
Herika Paula Pessoa
Engenheira agrônoma, mestra em Fitotecnia e doutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV) herika.paula@ufv.br
Ronaldo Machado Junior
Engenheiro agrônomo, mestre em Fitotecnia e doutorando em Genética e Melhoramento – UFV ronaldo.juniior@ufv.br
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Hortaliças, reafirmando sua importância para a agricultura nacional, desenvolveu uma cultivar híbrida de tomate do tipo grape que, além de apresentar altas produtividades, possui teor de licopeno recorde dentre os demais materiais desse grupo que são comercializados no Brasil.
O tomate BRS Zamir integra uma nova geração de tomates híbridos enriquecidos com licopeno, um composto antioxidante muito eficiente no combate aos radicais livres no organismo, atuando na prevenção de diversos males, como o câncer e doenças cardiovasculares.
Além de sua importância nutricional, o licopeno é o principal pigmento responsável por conferir a típica cor vermelha dos frutos do tomateiro, a qual é determinante no momento da escolha do produto pelo consumidor.
Enquanto outros híbridos comerciais do segmento grape no mercado brasileiro obtêm por volta de 40 a 90 microgramas por grama de fruto (µg/g), o teor de licopeno do tomate BRS Zamir pode alcançar até 144 µg/g.
Mais vantagens
Além do alto teor de licopeno, o híbrido desenvolvido pela Embrapa apresenta ainda outros atrativos relacionados à qualidade do fruto, como sabor adocicado e adequado balanço de ácidos orgânicos, com o teor de sólidos solúveis até 11°Brix, o que agrada o paladar do consumidor.
Com relação ao formato, os frutos são alongados e pesam entre 10 e 15 gramas, padrão ideal para o segmento grape. Apresentam, ainda, boa conservação após a colheita – até 18 dias em temperatura ambiente.
Resistência
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.