Autores
Thaís Vitória dos Santos
thaisvitoria104@gmail.com
Denilze Santos Soares
denilzesoares@gmail.com
Luana Keslley Nascimento Casais
luana.casais@gmail.com
Fabiana das Chagas Gomes Silva
fabianachagasfa@gmail.com
Graduandas em Agronomia – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Luciana da Silva Borges
Doutora e professora – UFRA e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Horticultura da Amazônia (Hortizon) e Núcleo de Pesquisa em Agroecologia (NEA)
luciana.borges@ufra.edu.br
O tratamento de sementes é uma técnica que tem por objetivo assegurar a qualidade sanitária das sementes, por meio da aplicação de produtos químicos eficientes para controlar fitopatógenos, principalmente fungos associados às sementes ou presentes no solo, além de atuar contra o ataque inicial de pragas específicas do solo, protegendo as plântulas durante o processo germinativo e de emergência.
As sementes são um dos principais fatores para o sucesso da lavoura, já que carregam consigo a genética de cultivares superiores, com várias características que contribuem para altas produtividades, tais como ciclo, hábito de crescimento, resistência a fatores bióticos e abióticos. Analisando do ponto de vista sanitário, as sementes exercem importante papel, visto que podem ser veículo de disseminação de patógenos.
Prejuízos
Segundo comprovam as pesquisas, sementes infectadas podem causar falhas no estabelecimento das lavouras, podridões e tombamentos de pré e pós-emergência e, na condição de fonte de inóculo primário, dar início ao desenvolvimento de doenças da parte aérea. Por isso se mostra extremamente necessário o uso de sementes de boa qualidade sanitária, que é o caso das sementes tratadas.
Goulart destaca que a maioria das doenças de importância econômica que ocorrem na soja é causada por patógenos que são transmitidos pelas sementes. Desta forma, a semente tem um importante papel no estabelecimento da lavoura, evitando que microrganismos prejudiciais sejam introduzidos em novas áreas e se disseminem pela população de plantas.
Contudo, é notável que o uso de sementes tratadas se torna rentável, visto que o uso de sementes que não estejam em bom padrão sanitário pode ocasionar perdas irreversíveis na lavoura. Estudos revelam ainda que a média de gastos com o tratamento de sementes de soja, ao longo dos 10 anos analisados, representou apenas 2,2% do custo total investido na produção da lavoura de soja, ou seja, um valor mínimo se considerados todos os benefícios.
Benefícios do tratamento
É importante enfatizar que o tratamento de sementes gera diversos benefícios, tais como: proteção às sementes e plântulas contra fungos de solo, evita o desenvolvimento de epidemias no campo, uniformidade na germinação e emergência, redução dos riscos na fase de implantação das lavouras, maior desenvolvimento radicular e estabelecimento inicial da lavoura, com uma população ideal de plantas.
Ou seja, considerando o aspecto sanitário, o uso de sementes fora do controle dos programas de certificação pode constituir-se em uma ameaça grave para todo o sistema agrícola, principalmente do ponto de vista econômico.
Dessa forma, a única maneira de se resguardar em relação a esses problemas é submeter o lote de sementes ao teste de sanidade (ferramenta eficaz e de baixo custo), o qual proporciona informações seguras do real estado sanitário das sementes, as quais podem ser usadas como subsídio para tomada de decisão quanto ao uso comercial do referido lote.
O benefício das sementes tratadas é ainda maior em solos que não estão em sua melhor condição, já que a soja inicia o seu processo de germinação e logo emerge rapidamente quando semeada em solos com boa disponibilidade hídrica e temperaturas adequadas. Porém, quando essas condições não são satisfeitas, as sementes ficam armazenadas no solo à espera de condições favoráveis para iniciar esse processo e, durante esse tempo, a germinação e emergência da soja ocorrem mais lentamente, proporcionando aos fungos do solo e da própria semente maior oportunidade de ataque, podendo causar sua deterioração nesse ambiente ou a morte de plântulas. Por isso, nessas condições torna-se ainda mais necessária a utilização do tratamento das sementes de soja com fungicidas.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.