17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos Microquimica apresenta Check Folha Café® durante a Fenicafé

Microquimica apresenta Check Folha Café® durante a Fenicafé

Crédito Microquimica
Crédito Microquimica

A Microquimica participou por vários anos da Fenicafé, até o ano de 2009, e neste ano voltou novamente, para apresentar uma novidade importante para o produtor de café. “Trata-se de um serviço que estamos trazendo para os produtores e distribuidores chamado Check Folha Café®, um aplicativo que auxilia na análise e interpretação das folhas do caf铝, explica Anderson Nora Ribeiro, engenheiro agrônomo e gerente de marketing da Microquimica.

A análise de folha é uma prática comum na cultura do café, sendo feita por aproximadamente 90% dos produtores, principalmente no Estado de Minas Gerais. O problema começa na interpretação dessas análises, e por isso a Microquimica decidiu disponibilizar essa ferramenta para facilitar a vida no campo.“Transformamos os números de laboratórios, que são informações frias, em gráficos visuais claros e objetivos e já levando informações de recomendações para correção das possíveis deficiências nutricionais que o produtor encontra“, esclarece Anderson Nora.

O Check Folha® é compatível com os sistemas iOS e Android, bastando baixa-lo no celular e fazer o cadastro, inserindo dados básicos de localização, contato, e-mail e telefone. A partir de então, o produtor entra com a amostra de folhas e os relatórios são gerados, inclusive comum laudo organizado que, além de facilitar a organização e o arquivamento dessas amostras, apresenta uma nota geral delas.“O aplicativo é leve, de funcionalidade simples, e funciona inclusive off-line, visto que muitas regiões têm limitações de conexão de dados“, acrescenta o agrônomo.

O Check Folha® também já mostra, para os casos de deficiências, os produtos que podem ser usados para corrigir determinada deficiência, como o Ager Magnésio, uma solução da Microquimica para correção do elemento em questão.Ao clicar no nome do produto, o produtor terá mais informações sobre ele, como características, benefícios, recomendação, garantia e dados técnicos, além dos meios de contato com a Microquimica, com telefones e e-mails da empresa.

Na medida certa

Além de indicar os produtos que podem ser usados, o Check Folha® também gera um gráfico bastante simples e visual que identifica por cores e pela altura da barra quais nutrientes estão adequados ou não.

“Assim o produtor consegue saber rapidamente que tipo de manejo ele deve fazer, com o diferencial da ação antecipada.Normalmente a coleta de folhas é feita de dezembro a fevereiro na cultura do café. Mas, eventualmente se quer chegar ao estado nutricional da cultura antes da florada ou depois da colheita, indicando-se, portanto, usar esse outro formato de relatório, que é o CheckFolha® antecipado, que mostra as principais probabilidades de deficiências, alertando para os cuidados que devem ser tomados em cada momento da cultura“, detalha Anderson Nora.

O Check Folha® já está disponível para download desde 20 de março, é gratuito e compatível com todos os smartphones. “Estamos oferecendo, com essa iniciativa, os conhecimentos que a empresa acumulou ao longo dos 40 anos, pois entendemos que quanto mais informação o produtor tiver e quanto mais ele conhecer o estado nutricional da sua lavoura, mais ele vai buscar empresas que podem ajudá-lo a chegar nesses resultados, com produtos de qualidade. A Microquimica é uma das mais tradicionais empresas de nutrição complementar no Brasil“, garante o especialista.

A troca justa é, sem dúvida, de ganhos para o produtor. De um lado a Microquímica oferece o que há de mais refinado em termos de conhecimento de nutrição na cultura do café, de forma gratuita, e de outro o produtor ganha com a oferta de soluções, com garantia de qualidade e resultado direto no campo.

Essa matéria você encontra na edição de maio 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes