17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Mulching otimiza plantio de abobrinhas

Mulching otimiza plantio de abobrinhas

Autores

Maria Idaline Pessoa Cavalcanti
Engenheira agrônoma e doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com
José Celson Braga Fernandes
Engenheiro agrônomo, doutorando em Biocombustíveis – UFU/UFVJM e fundador da Agro+
celsonbraga@yahoo.com.br
Créditos: Miriam Lins

O mulching é uma técnica na qual se utiliza o filme plástico para cobertura do solo, formando uma barreira física na superfície que garante benefícios ao agricultor em diversos aspectos. Entre eles, minimiza a utilização de defensivos agrícolas, reduz a incidência de pragas e controle da umidade do solo, o que diminui também a necessidade do uso de água para a irrigação, prática obrigatória em que manejo racional da água deve ser considerado (Oliveira et al., 2011), se tornando assim uma prática sustentável também.

O caso das abobrinhas

A abobrinha tem apresentado uma valorização crescente e importante para a diversificação da propriedade familiar, e como alimento que contribui para a nutrição e saúde da população (Filgueira, 2008; Ramos et al., 2010).

A baixa capacidade de competição desta cultura com as plantas daninhas, por causa da reduzida área foliar, requer, por parte do agricultor, o controle das plantas daninhas durante todo o ciclo da cultura.

O cultivo protegido permite a realização de cultivos em épocas que normalmente não seriam escolhidas para a produção a céu aberto (Purquerio; Tivelli, 2006), maximizando as taxas de crescimento das espécies vegetais e possibilitando a redução do ciclo da cultura (Silva et al., 2009).

Em cultivo protegido, além desses períodos, pode-se produzir no outono e inverno, em que o preço do fruto pode triplicar e a produção anual duplicar, dependendo das condições do ano de cultivo.

Benefícios

 A utilização de ambientes protegidos vem se tornando frequente para controlar as condições e crescimento das plantas em diversos aspectos, desde a regulação do desenvolvimento até a maturação. Em paralelo, pontos positivos devem ser ressaltados, como o aumento na demanda do setor produtivo por resultados de pesquisa que auxiliem não só na solução dos problemas enfrentados, mas também no incremento da eficiência do sistema.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.