Autores
José Celson Braga Fernandes
Mestre em Energias Renováveis e Biocombustíveis e Doutorando em Biocombustíveis – UFU/UFVJM, e fundador da Agro+
celsonbraga@yahoo.com.br
Maria Idaline Pessoa Cavalcanti
Mestra em Ciências Agrárias e doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
idalinepessoa@hotmail.com
Flávia Regina Nascimento Toledo
Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre e professora do Centro Universitário UNA Uberlândia
A soja é a mais importante oleaginosa cultivada no mundo. No entanto, para atingir altos índices produtivos é necessário o manejo correto de uma série de pragas e doenças que afetam a cultura. Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de soja, atrás apenas dos Estados Unidos.
Estima-se que para a safra de 2019/20 o Brasil atingirá uma produção de 245,6 milhões de toneladas. Com uma agricultura de alta competitividade, essa cultura, que tem um caráter econômico agrícola muito importante para nosso País, tem levado os produtores a buscar opções que aumentem a eficiência produtiva.
Logo, essa cultura tem apresentado inúmeros fatores que têm agravado a produção de soja, entre os quais os nematoides, microrganismos que estão presentes no solo e que podem afetar de forma negativa a produção.
Entre os danos causados pelos nematoides estão o baixo vigor e pouco desenvolvimento da parte aérea, podendo ocorrer clorose das folhas, que consequentemente afetará todo o desenvolvimento da planta, reduzindo a sua produtividade.
Na cultura da soja, as principais espécies são o nematoide de galha (Meloydogine incognita e Meloydogine javanica), o nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) e, ainda, o nematoide de cisto da soja (Heterodera glycines) (Pionner, 2019).
Planejamento é fundamental
Assim como toda cultura agrícola, a produtividade estimada é um objetivo desejado pelo produtor. Portanto, para ter sucesso nessa cultura o planejamento deve ser elaborado, em que se espera do produtor estar preparado para eventuais acontecimentos, entre os quais está o surgimento de nematoides, que pode ocasionar uma diminuição significativa na produção, interferindo diretamente no desenvolvimento da cultura.
Logo, além da redução da produtividade da soja tem-se a contaminação do solo pelo desenvolvimento desses microrganismos, que podem vir a afetar outras culturas agrícolas.
Sintomas
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.