17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos Projeções indicam o Brasil como o próximo maior produtor mundial de soja

Projeções indicam o Brasil como o próximo maior produtor mundial de soja

 

Adriane Roglin

Engenheira florestal, mestre e coordenadora de Projetos da Consufor

aroglin@consufor.com / www.consufor.com

 

Fotos Shutterstock

O setor do agronegócio ocupa em torno de 7,8% do território brasileiro, com 66 milhões de hectares plantados com diferentes tipos de cultura. Na safra 2017/18, somente a área destinada à produção de soja representou cerca de 53% desse total, ou 35 milhões de hectares (área equivalente ao território do Estado do Mato Grosso do Sul).

No cenário mundial, o Brasil tem uma importante participação quando se trata de produção de grãos, especialmente no que tange à produção de soja, assim como os Estados Unidos. Juntos, nas últimas dez safras, os dois países representaram mais de 50% da produção mundial/ano. Além disso, no mesmo período o Brasil expandiu sua participação de 22% para cerca de 35% de produção mundial (Figura 1).

 

Segundo projeções do USDA, a produção mundial para a safra 2018/19 será da ordem de 354 milhões de toneladas, uma variação de apenas 2% em relação à safra anterior (17/18). Aplicando uma produtividade média de 50 sacas/hectare, essa variação de 2% implicaria em um adicional de área plantada da ordem de 142 mil hectares a nível mundial, sem considerarmos ganhos de produtividade.

Apesar de parecer pouco significativa essa variação em nível mundial, todas as projeções indicam que o Brasil vai se tornar o maior produtor mundial de soja na safra 2018/19.

 

Projeção

A área plantada de soja cresceu 61% nos últimos 10 anos

O histórico da produção de soja no Brasil comprova que além do aumento da área plantada, estamos ganhando produtividade em nossos plantios. Nas últimas 10 safras de soja, a produção aumentou na ordem de 105% (8,3% a.a.), a área plantada cresceu 61% (5,5% a.a.), enquanto que os demais ganhos foram derivados do aumento da produtividade média em torno de 27% (2,7% a.a.). Isso retrata a realidade do produtor agrícola, que vem investindo significativamente em novas tecnologias e em cultivares adaptadas às condições edafoclimáticas.

Nas últimas 10 safras de soja, a produção aumentou na ordem de 105%

Os números mais recentes da safra 17/18 apontam para uma produção mundial da ordem de 347milhões de toneladas de grãos de soja.

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes