17.5 C
Nova Iorque
domingo, maio 19, 2024
Início Revistas Florestas Quais as técnicas para aplicação do glifosato em eucalitpto?

Quais as técnicas para aplicação do glifosato em eucalitpto?

Autores

Roque de Carvalho Dias
roquediasagro@gmail.com
Vitor Muller Anunciato 
vitor.muller@gmail.com
Engenheiros agrônomos, mestres em Proteção de Plantas e doutorandos em Agronomia – UNESP/FCA
Leandro Bianchi
leandro_bianchii@hotmail.com
Samara Moreira Perissato
samaraperissato@gmail.com
Engenheiros agrônomos, mestres em Produção Vegetal e doutorandos em Agronomia – UNESP/FCA
Leandro Tropaldi
Engenheiro agrônomo, mestre em Agricultura e doutor em Proteção de Plantas e professor de Plantas Daninhas – UNESP/Dracena
l.tropaldi@unesp.br

O eucalipto é a essência florestal mais plantada no Brasil, o que se deve basicamente às características de rápido crescimento das espécies, boa adaptação às condições edafoclimáticas existentes no País e fornecimento de matéria-prima de qualidade para os diversos segmentos do setor florestal.

Embora o gênero Eucalyptus possuir espécies de rápido crescimento e de apresentar boa competividade quanto ao seu estabelecimento no campo, isso não isenta da interferência das plantas daninhas, que tem como efeito o decréscimo qualitativo e quantitativo da sua produção.

Ação e reação

Devido às grandes áreas cultivadas, a escassez de mão de obra e ao menor custo dos métodos químicos de controle das plantas daninhas, esta tecnologia tem sido a preferida pelas empresas reflorestadoras, sendo o herbicida glifosato o mais utilizado em plantios comerciais.

Vale destacar entre as vantagens dessa molécula é a eficácia de controle de plantas daninhas mono e eudicotiledôneas perenes e anuais, além do seu baixo custo em comparação a outros herbicidas.

Todavia, observa-se regularmente a ocorrência de fitointoxicação desse herbicida na parte aérea principalmente pela deriva acidental e os sintomas caracterizados por cloroses foliares, evoluindo, em alguns casos, para necroses, enrolamento das folhas e superbrotação.

Aplicação do glifosato em eucalipto

 Dentre os fatores relacionados às técnicas utilizadas para aplicação do glifosato em eucalipto estão a molécula (dose, volume e pH da calda), planta, tecnologia de aplicação (escolha correta das pontas, equipamentos, protetores químicos) e fatores climáticos.

Fundamental para a aplicação eficiente de glifosato em eucalipto é a calibração e a manutenção do pulverizador utilizado. Além disso, o volume de calda, quando não adequado, pode representar aplicação de doses acima ou abaixo das recomendadas. Isso ocasiona um controle não eficaz, ou ainda intoxicação das plantas de eucalipto (fitotoxicidade).

O volume de calda recomendado é apresentado na bula do produto, variando de acordo com o equipamento. Outro fator importante é o pH que pode influenciar diversas reações químicas. Variações muitos bruscas no pH de uma solução podem ocasionar hidrólise, influenciando diretamente na estabilidade dos compostos moleculares. Assim, para uma melhor eficiência, recomenda-se para o glifosato o pH ácido.

Mudas

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.