Autor
Givago Coutinho
Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado)
givago_agro@hotmail.com
Um dos principais erros cometidos por produtores ou técnicos responsáveis pelo manejo nutricional do cafeeiro é não definir as quantidades de corretivos e fertilizantes de acordo com os resultados das análises de solo. Outro erro bastante comum é a interpretação equivocada da análise de solo, seja em relação ao método ou às próprias tabelas utilizadas.
A estreita relação de alguns nutrientes com o desenvolvimento radicular, com destaque para cálcio e fósforo, sugere um cuidado especial no adequado suprimento desses elementos desde o plantio.
Para um bom programa de adubação, o primeiro passo é a coleta e análise do solo em que o cultivo ocorrerá. Assim, é necessário que se faça a análise do solo antes da implantação da lavoura e após sua implantação. As análises e interpretação dos resultados com a recomendação correta da adubação para o cafeeiro no estado de Minas Gerais é feita com base nas Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais – 5ª Aproximação (Guimarães et al., 1999).
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.