17.5 C
Nova Iorque
quinta-feira, maio 9, 2024
Início Revistas Grãos Qual a solução para nematoides em milho safrinha?

Qual a solução para nematoides em milho safrinha?

Autores

Leonardo Vesco Galdi
Engenheiro agrônomo e mestrando em Agronomia – Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)
leo.galdi@gmail.com
Diego Henriques dos Santos
Engenheiro agrônomo – Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp)
diego.santos@agricultura.sp.gov.br

A presença dos nematoides normalmente passa despercebida durante a safrinha, mas eles podem causar amarelecimento e redução do tamanho das plantas de milho, com produção de espigas sem valor. Para evitar perdas no milho, é preciso controlar os nematoides, e os alvos principais devem ser Pratylenchus brachyurus e P. zeae. O último, porém, não é comum em milho safrinha, pois não coloniza raízes de soja.

Nesses termos, a melhor estratégia de controle dos dois nematoides é o tratamento de sementes com nematicidas químicos ou biológicos.

Quem são eles

Os nematoides são vermes que possuem o corpo em formato cilíndrico, com as extremidades afuniladas e vivem nos solos, tendo como principal característica serem fitoparasitas.

Geralmente esses organismos escapam à nossa percepção devido ao seu tamanho microscópico, no entanto, os prejuízos causados pelos mesmos são de grande escala. No milho, por exemplo, durante a safrinha, o aumento da incidência dos nematoides Pratylenchus brachyurus e Pratylenchu zeae, principalmente em lavouras no Mato Grosso, chegam a causar uma redução de mais de 30% na produtividade, assim como falta de vigor nas espigas colhidas, redução no porte das plantas e no tamanho das folhas, além de quedas abruptas na produtividade final.

Esses sintomas e danos ocorrem devido às lesões causadas no sistema radicular, já que penetra na raiz e movimenta-se pelo córtex, formando galerias que prejudicam a absorção de água e nutrientes pelas plantas.

Controle

Devido a esse modo peculiar de ação e parasitismo, o controle dos nematoides deve ser muito eficiente e rigoroso, o que torna o controle mais difícil para o produtor. De modo geral, os nematoides estão previamente presentes nas áreas onde o agricultor implanta a lavoura. Dessa forma, pode-se dizer que a erradicação do mesmo é praticamente impossível. Por outro lado, há maneiras de conviver com os nematoides, porém, mantendo as populações no solo mais baixas, sendo esse nível sempre abaixo do dano econômico.

Algumas estratégias podem ser consideradas para controlar a população de nematoides, evitando que a população deste microrganismo cresça rapidamente e cause sérios danos à lavoura. Dentre essas estratégias, a rotação de culturas com espécies vegetais não hospedeiras de nematoides juntamente com o tratamento de sementes correto e bem feito antes da semeadura pode ser fundamental, tendo em vista que o tratamento das sementes com nematicidas químicos ou biológicos protege a raiz dos parasitas indesejados.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.