17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Grãos Qual o poder do bioestimulantes na agricultura?

Qual o poder do bioestimulantes na agricultura?

Autor

Paulo Roberto de Camargo e Castro
Doutor e professor titular – ESALQ/USP
prcastro@usp.br
Gabriela Romêro Campos
Graduanda em Engenharia Agronômica – ESALQ/USP

Crédito: Shutterstock

O bioestimulante obtido do extrato de alga Ascophylum nodosum foi aplicado na irrigação de Arabidopsis thaliana sob condições de salinidade. Prithiviraj, na Truro University, observou que a fertirrigação de A. thaliana com extrato de A. nodosum melhorou o desempenho da planta-teste sob condições de estresse salino.

Utilizando a técnica de micro arranjo, o autor notou que no primeiro dia 16% dos genes expressos eram fatores de transcrição e 2,2% eram reguladores de estresse biótico. Os extratos de algas estão relacionados com a repressão e expressão de genes que podem promover mudanças na síntese de proteínas e enzimas necessárias ao vigor e tolerância das plantas contra estresses.

Mostrou-se que componentes lipofílicos (LPC) da alga marrom A. nodosum aumentaram a tolerância ao frio em A. thaliana. Deste modo, investigou-se se LPC induziu mudanças no transcriptoma e metabolônica da Arabidopsis sob estresse de frio.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.