Autores
Hudson Carvalho Bianchini
Professor de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas – Unifenas
hudson.bianchini@unifenas.br
Douglas José Marques
Professor de Fitotecnia – Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
O silício (Si) não é considerado elemento essencial para as plantas, pois elas conseguem completar seu ciclo de vida sem sua presença. No entanto, muitas plantas absorvem quantidades apreciáveis deste nutriente não essencial, porém benéfico, conhecido por favorecer a aptidão das plantas ao ambiente.
Ao contrário de outros elementos, o Si é abundante em quase todos os solos; portanto, os critérios ambientais não afetam o acúmulo de Si nas plantas. O Si é especialmente importante para o crescimento saudável e alta produção de plantas típicas de acumulação de Si, como arroz.
Muitas espécies de plantas acumulam Si em seus tecidos, incluindo a formação de camadas duplas de Si e corpos microscópicos chamados fitólitos. Embora não existam dados sobre todas as famílias de plantas, os estudos indicam que o conteúdo de Si varia muito, de quase 0% a mais de 10% do peso seco das plantas.
No Brasil
Os solos da região tropical e subtropical, como é o caso do Brasil, são naturalmente ácidos, o que favorece a toxidez de metais e limita o crescimento e a produtividade das culturas. O conteúdo crítico de toxidade dos metais varia amplamente entre diferentes espécies de plantas e condições ambientais, sendo que dentro de uma mesma espécie o conteúdo crítico de toxidade pode variar entre as cultivares.
O manganês (Mn) é um micronutriente essencial para o crescimento das plantas, mas pode se tornar tóxico acima dos níveis fisiológicos adequados. Altos níveis de Mn no solo são esperados em solos ácidos com grandes quantidades de Mn facilmente redutível, em combinação com um grande conteúdo de matéria orgânica, alta atividade microbiana e anaerobiose, temporariamente (por exemplo, inundações de curto prazo) ou permanentemente.
Os sintomas da toxidade são caracterizados por pequenos pontos marrons em folhas maduras. Estes sintomas são muito mais evidentes em condições de alta luminosidade. Embora estes pontos marrons contenham Mn oxidado, a cor marrom deriva não do manganês, mas de polifenóis oxidados.
Solo ou foliar?
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.