17.5 C
Nova Iorque
terça-feira, maio 7, 2024
Início Revistas Grãos Soja precoce: Melhoristas genéticos fizeram um ótimo trabalho

Soja precoce: Melhoristas genéticos fizeram um ótimo trabalho

Autor

João Pascoalino
Coordenador-técnico e de Pesquisa do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB)

A soja precoce, de forma simples e resumida, representa as variedades que se desenvolvem (do plantio à colheita) em um menor espaço de tempo, quando comparadas às variedades de ciclo médio ou tardio.

Neste cenário, é importante relatar que existem diferentes grupos de maturação e cada qual com sua particularidade em relação à duração do ciclo, tais como: superprecoce (maturidade é alcançada em até 60 dias após a semeadura), precoce (maturidade é alcançada entre 61 e 70 dias após a semeadura), médio (maturidade é alcançada entre 71 e 90 dias após a semeadura) e tardio (maturidade é alcançada a partir de 91 dias após a semeadura).

Crédito Miriam Lins

Entenda melhor

A duração do ciclo é dependente de fatores climáticos, assim podendo ser específica para cada região de cultivo. Por exemplo, no Estado de Minas Gerais considera-se cultivares precoces aquelas com ciclo entre 101 a 110 dias, enquanto que no Paraná o ciclo seria de até 115 dias (Embrapa-CNPSo, 2008).

Encaixe perfeito

O presente momento permite afirmar que a soja precoce se encaixou como uma luva no contexto produtivo dos sojicultores, principalmente para aqueles que adotam a segunda safra, popularmente conhecida como safrinha, bem como aqueles que adotam cultura de cobertura pensando em construção e preservação do perfil de solo.

Dentre as boas perspectivas do cultivo de soja precoce estão as médias produtivas constatadas na safra 2019/20, por meio dos levantamentos do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), que observou média de 76,1 sc de soja/ha em cultivo de sequeiro e de 81,3 sc de soja/ha em cultivo irrigado.

Cabe destacar que no cultivo irrigado produtores atingiram produtividades acima de 90 sc/ha, chegando até o teto produtivo de 96 sc/ha. Em suma, é possível afirmar que as cultivares precoces estão apresentando alto potencial produtivo, logo, os melhoristas genéticos fizeram um ótimo trabalho.

Categoria de cultivo Sistema adotado Ciclo cultivar Duração ciclo (dias) Produtividade média (sc/ha)
Sequeiro Plantio direto Precoce 102 a 115 76,1
Irrigado Plantio direto Precoce 105 a 116 81,3

Sustentabilidade com rentabilidade

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.