17.5 C
Nova Iorque
quinta-feira, maio 9, 2024
Início Revistas Grãos Transgenia abre novas possibilidades para o trigo

Transgenia abre novas possibilidades para o trigo

Fotos: Shutterstock

Uma das linhas de pesquisa trabalhada na Embrapa Trigo visa incorporar por transgenia em trigo a tolerância à seca e ao calor, principalmente para viabilizar o cultivo de sequeiro no Cerrado do Brasil Central. Esta é uma importante característica sendo buscada por transgenia nessa cultura por dois motivos: preparar-se para as possíveis consequências ocasionadas pelas mudanças globais no clima e a dificuldade de obter esta característica utilizando métodos convencionais de melhoramento.

Na resistência à giberela, que é uma doença de grande impacto na triticultura da região sul do Brasil, a Embrapa Trigo investe na técnica de silenciamento gênico, que busca silenciar genes importantes para o fungo causador da giberela conseguir infectar a planta e também para diminuir a quantidade de contaminação dos grãos por micotoxinas.

Em anos com condições ambientais favoráveis à ocorrência de epidemia, não existem cultivares de trigo suficientemente resistentes a esse fungo, tornando o seu controle muito importante para garantir que o trigo e seus derivados sejam alimentos seguros.

Vertentes

Outro foco de pesquisas utilizando transgenia em trigo é a tolerância ao alumínio, o que permitirá melhores resultados da cultura em ambientes ricos em solo ácido e com disponibilidade de alumínio tóxico. Os solos podem ser corrigidos por calagem, mas uma planta com maior tolerância pode diminuir a necessidade de correção.

Além disso, como normalmente a correção é superficial, as raízes poderiam alcançar uma profundidade maior no solo, não corrigido e, em situações de déficit hídrico, poderiam alcançar água em locais mais inacessíveis do solo, minimizando os efeitos deste estresse.

A pesquisadora da Embrapa Trigo, Elene Yamazaki Lau argumenta que o processo de transgenia não é uma tecnologia exclusivamente de criação humana, pois a transferência gênica entre organismos já ocorre na natureza muito antes de o ser humano tomar conhecimento do fato.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.