Roberto Santinato
Engenheiro agrônomo do MAPA-Procafé
Reginaldo de Oliveira Silva
Técnico agrícola da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA)
Eduardo Mosca
Engenheiro agrônomo da ACA
Felipe Santinato
Engenheiro agrônomo e mestrando na Universidade Federal de Viçosa (UFV) – campus de Rio ParanaÃba (MG)
Trabalhos com o intuito de obter maior quantidade de frutos no estágio cereja são realizados com produtos que induzem a formação de etileno. Esses produtos geralmente promovem a maturação somente na casca do café, enquanto que na parte interior, as propriedades, principalmente ligadas à qualidade de bebida, se mantêm semelhantes às do café no estágio verde.
O produto Mathury possui uma ação contrária à produção de etileno, agindo com efeito retardante, prolongando o estágio cereja até chegar ao passa e seco. Esse efeito possibilita o prolongamento do estágio cereja, facilitando sua colheita, já que está mais frequentemente disponível para ser colhido.
Experimento
Algumas informações fundamentais para a correta aplicação do produto ainda são objetos de estudo, como a época em que deve ser procedida a aplicação. Para tanto, instalou-se o ensaio no Campo Experimental Izidoro Bronzi, pertencente à ACA, em Araguari (MG), em lavoura de Catuaà Vermelho IAC-51, disposta em espaçamento 3,7 m x 0,6 m, em um Latossolo Vermelho Amarelo Distroférrico.
A lavoura está situada a 920 m de altitude e em declividade de 2%,com carga pendente de 50,0 sacas de café beneficiado por hectare. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com cinco repetições, em parcelas de 30 plantas, sendo as oito centrais como úteis para as avaliações.
O Mathury foi aplicado na dose de 10 L ha-1 em diferentes estágios de maturação dos frutos, sendo eles: testemunha (T1), quando 25, 50 e 75% dos frutos encontravam-se no estágio cereja situados no terço superior (T2,3,4); quando 25% dos frutos encontravam-se no estágio cereja situados no terço superior e mais de 50% no terço inferior (T5); quando 50% dos frutos encontravam-se no estágio cereja situados no terço superior e 50% no terço inferior (T6); quando 75% dos frutos encontravam-se no estágio cereja situados no terço superior e 25% no terço inferior.
Os demais tratos culturais/fitossanitários seguiram recomendações do MAPA/Procafé vigentes para a região.
As avaliações foram realizadas aos 72 dias após a primeira aplicação. Procedeu-se à derriça manual da produção pendente, e dela retirou-se amostra de 20 L para realização do cálculo da porcentagem de frutos nos estágios cereja, seco ou boia, passa, verde granado e verde não granado.