Autor
Givago Coutinho
Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com
O solo consiste em um sistema trifásico, ou seja, é composto por material sólido, gasoso e líquido. Logo, como sistema trifásico o solo é composto pela junção de partículas sólidas, ar e água.
Neste contexto, o solo consiste em um ambiente complexo, no qual a fase sólida é formada por substâncias inorgânicas e materiais orgânicos, a fase líquida é formada pela solução do solo e a fase gasosa, pelos gases presentes entre as partículas do solo. Este último é resultado dos processos bioquímicos, como a respiração de raízes, microrganismos e da macrofauna.
Dada sua importância, vários processos do solo dependem da atividade biológica para que continuem ocorrendo. A atividade biológica, por sua vez, depende diretamente de um conjunto de seres vivos, flora e fauna, que habitam o solo, podendo ser mensurada e seus valores caracterizando o potencial do solo.
Base
O solo constitui a base para o desenvolvimento do sistema radicular das plantas. No caso de plantas perenes, como o cafeeiro, é necessário a formação de um sistema radicular bem estruturado, com um bom aprofundamento de raízes, sendo estes cuidados importantes desde o início, no plantio e formação da lavoura.
Os efeitos da má formação do sistema radicular são duradouros, sendo que a planta com sistema radicular malformado tende a sentir mais as intempéries, especialmente após anos de alta produção. Assim, a obtenção de matéria orgânica e o equilíbrio nutricional garantem maior enraizamento do cafeeiro, o que contribui para alcançar alta produtividade.
Como alcançar alta produção cafeeira
A biologia do solo é definida como o estudo dos organismos, vegetais ou animais que habitam o solo e que relações determinam entre si, sendo que passam a ser componentes do material orgânico, formando a matéria orgânica do solo após sua morte.
A qualidade do solo (QS) é medida, em geral, por três atributos básicos: químico, físico e biológico, em que neste último a matéria orgânica exerce um papel fundamental por promover a sustentabilidade em agroecossistemas, influenciando fatores como a retenção de água no solo, mineralização, capacidade de troca catiônica (CTC), atividade microbiana, dentre outros. Inclusive, atributos microbiológicos podem ser analisados e utilizados como indicadores de qualidade dos solos.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.