17.5 C
Nova Iorque
domingo, maio 19, 2024
Início Revistas Grãos Fósforo: Aliado na proposta de alta produtividade da soja

Fósforo: Aliado na proposta de alta produtividade da soja

Autores

Herika Paula Pessoa
Engenheira agrônoma, mestra e doutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV) herika.paula@ufv.br
Ronaldo Machado Junior
Engenheiro agrônomo, mestre em Fitotecnia e doutorando em Genética e Melhoramento – UFV ronaldo.juniior@ufv.br
Fotos: Shutterstock

Nos últimos 25 anos a produção brasileira de soja triplicou. Considerando apenas a safra 2019/20, a produção brasileira de soja deve crescer 8% em relação à temporada anterior e atingir recorde de 126 milhões de toneladas, conforme estimado pela consultoria Datagro. De acordo com o levantamento, o resultado decorre da alta de 3% na área plantada no País de 36,06 milhões de hectares em 2018/19 para 37,03 milhões hectares neste ano.

As produtividades recordes de soja observadas no Brasil são um fenômeno multifatorial. Empresas e agricultores estudaram e se especializaram no cultivo desse grão, apostaram em novas tecnologias, novos materiais e novas estratégias de produção, o que culminou em um aumento significativo na produtividade da soja.

A expressão do potencial produtivo da soja é dependente das condições ambientais tais como incidência de luz solar, temperatura, disponibilidade de agua; de técnicas adequadas de cultivo como preparo do solo, controle de pragas e doenças, sistema de plantio e cultivares; dos fatores físicos do solo como matéria orgânica, umidade, temperatura e textura e, principalmente, do suprimento adequado de nutrientes.

Limitações

Dentre os nutrientes, o fósforo (P) é um dos mais limitantes à produtividade da soja em solos tropicais. Os solos brasileiros, no geral, apresentam baixa disponibilidade de fósforo, em consequência do material de origem e da forte inter-relação do fósforo com o solo, tais como a adsorção, precipitação, imobilização do fósforo inorgânico, sua mobilização na forma orgânica e sua mineralização.

O fósforo desempenha um papel protagonista durante o desenvolvimento da cultura da soja, e por isso produtores têm observado respostas significativas no rendimento da cultura quando o manejo desse nutriente é cautelosamente realizado.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.