17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Grãos Silício: Cana-de-açúcar mais saudável

Silício: Cana-de-açúcar mais saudável

Autores

Renato Passos Brandão
Gerente do Deptº Agronômico – Grupo Vittia
Raphael Bianco Roxo Rodrigues
Gerente Técnico de São Paulo e Sul de Minas – Grupo Vittia
Fotos: Shutterstock

O silício, símbolo químico Si, é um dos elementos químicos mais abundantes da crosta terrestre. É encontrado na forma de SiO2 em diversos minerais do grupo dos silicatos. É um elemento químico benéfico às plantas, não se enquadrando nos critérios de essencialidade estabelecidos em 1939 por Arnon e Stout.  

O silício é considerado um elemento químico “quase essencial” para as plantas terrestres e essencial para as equissetáceas (pteridófitas, equissetíneas e isospóricas, compreendendo o gênero Equisetum) e algumas algas (diatomáceas) (Epstein, 1999).

O silício é um elemento benéfico que contribui para o crescimento e produção agrícola, melhorando as propriedades físicas, físico-químicas e químicas do solo, contribuindo para o estado nutricional e aumentando a resistência às plantas às pragas e doenças (Malavolta, 2006).

Silício no solo

O silício é o segundo elemento químico mais abundante da crosta terrestre, representando 27,7%, superado apenas pelo oxigênio (Mengel e Kirkby, 1987; Dechen e Nachtigall, 2007; Reis et al., 2007). É encontrado na natureza na forma de óxidos (SiO2), fazendo parte de rochas, areia e argila (Dechen e Nachtigall, 2007).

Disponibilidade

O silício está presente nos solos nas seguintes formas: minerais primários e quartzos, minerais secundários, adsorvidos e solução do solo (Mengel e Kirkby, 1987; Malavolta, 2006).

Ü Minerais primários e quartzos: os silicatos são os minerais primários mais importantes das rochas. O intemperismo produz minerais secundários (argilas, óxidos e hidróxidos) liberando os nutrientes às plantas (Malavolta, 2006).

Ü Minerais secundários: são os argilominerais silicatados – caulinita, montmorilonita, ilita, bentonita, haloisita e outros argilominerais silicatados.

Ü Adsorvido: o íon silicato (H3SiO4-), resultante da desprotonação do ácido monosilícico ou ácido silícico (H4SiO4) é um ânion, ocupando o complexo de troca aniônico – CTA. Um dos benefícios do silício no solo é o aumento da disponibilidade do fósforo às plantas, deslocando o íon fosfato (H2PO4-) do complexo de troca do solo para a solução do solo.

Ü Solução do solo: é encontrado na forma de ácido monosilícico (H4SiO4), em grande parte na forma não dissociada, sendo facilmente absorvido pelas plantas (Raven, 1983 citado por Reis et al. (2007)). É a única forma disponível de silício para as plantas.

Fatores que afetam a disponibilidade do silício às plantas

Diversos fatores afetam a disponibilidade do silício às plantas, dentre os quais o grau de intemperismo, textura e cultivo dos solos.

Grau de intemperismo: quanto maior é o grau de intemperismo, menores são os teores de silício no solo. Ocorre a dessilicificação dos minerais do solo, ou seja, perda de silício via lixiviação. Esse é o processo de formação dos solos tropicais e subtropicais (Reis et al., 2007). O teor de silício nos solos tropicais é cerca de cinco a 10 vezes menor que nos solos de regiões temperadas (Foy, 1992).

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.